TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Domínios Morfoclimáticos

Monografias: Domínios Morfoclimáticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Domínios Morfoclimáticos

Mares de morros

O domínio morfoclimático mares de morros ocorre no litoral do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e foi a primeira região brasileira a ser descoberta e explorada pelos colonizadores portugueses, como resultado, é nele que se encontram a maior concentração populacional e as duas maiores cidades do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, antes dos europeus os índios já habitavam o local; alguns povos ainda estão no mesmo espaço, como os Terena, Potiguara, Guarani, Kaiowa e Tupiniquim.

Tal campo é composto por uma região acidentada pelos agentes exógenos(como constantes erosões), entre os quais se encontram cursos de rios que ajudam a esculpir esses terrenos cristalinos formados por rochas do tipo granito e gnaisse. Tal origem faz com que seu solo variável, tanto arenoso como argiloso(massapé) não seja fértil de origem, exigindo uma ciclagem natural de nutrientes(resíduos animais e vegetais) do próprio ambiente para possuir uma alta biodiversidade.

Seu clima predominante é o Tropical Litorâneo Úmido, devido as chuvas abundantes ao longo do ano(muitas vezes orogênicas) ocasionadas pela proximidade com o Oceano Atlântico, ou simplesmente Tropical. A umidade e a sombra proporcionam uma temperatura amena e agradável com a presença de neblina.

Assim, surge a vegetação da Mata Atlântica ou Floresta Tropical, um dos biomas mais devastados do Brasil, devido ao fato histórico do período de colonização no qual da região litorânea foi extraído o pau-brasil e depois foi derrubada para a plantação de cana-de-açúcar. Sua característica essencial são as árvores de médio e grande porte configurando uma mata vedada e densa.

Além disso, possui um grande robustez hídrica e é atravessado pela Bacia do São Francisco, em contra partida, os rios que se encontram no seu domínio estão na maioria das vezes contaminados por sedimentos lançados pelas indústrias locais. Um problema que está se agravando cada vez mais e pede uma solução rápida e viável para a “salvação” desse bioma tão complexo e diverso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com