TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dublin

Exames: Dublin. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  233 Visualizações

Dublin ou Dublim2 3 4 5 (em inglês Dublin; em irlandês Baile Átha Cliath, AFI: [blʲaˈklʲiə] ou Áth Cliath, [aː klʲiə], ocasionalmente Duibhlinn ou Dubh Linn) é a capital e maior cidade da República da Irlanda. O nome em inglês deriva-se da palavra irlandesa "Dubhlinn" que significa "Lago Negro". Localiza-se na provincia de Leinster próxima ao ponto mediano da costa leste da Irlanda, sendo cortada pelo Rio Liffey e o centro da região de Dublin. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs). Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste. Tem uma população de 525.383 habitantes na cidade e sua área metropolitana tem 1.804.156 habitantes.

Fundada como um assentamento Viking, foi o centro do Reino de Dublin e se tornou a principal cidade da Ilha após a invasão dos Normandos. A cidade cresceu de maneira rápida durante o século XVII; se tornou na época a segunda maior cidade do Império Britânico e a quinta maior da Europa. Dublin entrou em um período de estagnização após o Ato de União de 1800, mas continuou o centro econômico da Ilha. Após a Partição da Irlanda em 1922, virou a capital do Estado Livre Irlandês, e mais tarde, da República da Irlanda.

Dublin é reconhecida como uma cidade global, com um ranking "Alpha-", colocando a cidade entre as 30 mais globalizadas do mundo6 . Atualmente é o principal centro histórico, cultural, econômico, industrial e educacional da Irlanda.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com