TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDGE DE PALKHAROV

Exam: EDGE DE PALKHAROV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Exam  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

A GRUTA DE PALHARES

Considerada a maior Gruta de Arenito das Américas, comportando em seu primeiro vão cerca de 5 mil pessoas, ramificando-se em outros 35 compartimentos, tem uma profundidade explorada de aproximadamente 450 metros que, por questão de segurança, só pode ser visitada ou estudada com autorização especial.

A Gruta fica localizada nas mediações de Sacramento e é formada por arenito basáltico. É Considerada a maior gruta de arenito das Américas, comportando em seu primeiro vão cerca de 5 mil pessoas. Ramificando-se em outros compartimentos, tem uma profundidade explorada de aproximadamente 450 metros que, por questão de segurança, só pode ser visitada ou estudada com autorização especial.

Descoberta nos meados do século passado, a gruta compõe o Parque Municipal da Gruta dos Palhares. A caverna tem o comprimento de 450 m, compondo-se de 25 cavernas menores. A principal (entrada) tem uma área de cerca de 2.000 m2, sendo a abertura (boca) com altura máxima de 30 m.

Algumas lendas correm a respeito de almas penadas que por ela vagueiam à noite. Outros afirmam ter sido a gruta habitada por uma tribo indígena.

A área de visitação é rica de belezas naturais, com sua altura de 22 metros, abrigando em cada dobra da rocha centenas de ninhos de maritacas, papagaios, andorinhas, morcegos e outras aves que ali encontram tranquilidade para reprodução. À frente da caverna existem instalações para uso público, compostas de: balneário (2 piscinas), restaurante, bar e lanchonete, sorveteria, vestuário. Há também um lago com peixes ornamentais, jardins e plantas próprias do ambiente.

A Formação Botucatu é uma formação geológica da Bacia do Paraná, resultado da grande desertificação do ainda continente Gondwana, o “deserto Botucatu”, semelhante ao deserto do Saara e com área superior a um milhão de km². Os extensos campos de dunas, depositados por ação eólica, formaram os espessos pacotes de arenitos que hoje constituem o importante Aquífero Guarani.

A Formação Botucatu é constituída principalmente por arenitos quartzosos de granulação fina a média, de coloração vermelha, rósea ou amarelo-clara, bem selecionados, maturos, podendo conter feldspato alterado e cimentado por sílica ou por óxido de ferro, que lhe confere a coloração rosa-avermelhada. Como estrutura característica desses arenitos, ocorre estratificação cruzada tangencial de grande porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com