TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Sociedade

Artigo: Educação E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

A Terra possui uma inclinação de 23° 27" em seu eixo, em relação ao plano da órbita. Tal inclinação, associada ao seu movimento de rotação e translação, propicia a incidência dos raios solares de maneira diferente sobre o globo terrestre.

Sobre o movimento de translação identificado no esboço acima, é INCORRETO afirmar que:

No solstício de inverno, no hemisfério sul, ocorre o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

No dia 21 de junho temos o solstício de verão no hemisfério norte e o solstício de inverno no hemisfério sul.

No dia 21 de março nós temos o equinócio de primavera para o hemisfério sul e o equinócio de outono para o hemisfério norte.

Nos dias 21 de junho e 21 de dezembro ocorrem os dias de solstício, ou seja, quando há máxima desigualdade na distribuição de luz e calor entre os hemisférios.

Os dias 21 de março e 23 de setembro, também conhecidos como equinócio, são os dias do ano em que os raios solares estão distribuindo de forma eqüitativa, luz e calor para os dois hemisférios.

QUESTÃO 01

Os ciclones e anticiclones têm efeito direto e significativo nas condições atmosféricas. Os ciclones são originados por sistemas de ar de baixa pressão, enquanto os anticiclones, ao contrário, são caracterizados pelas células de alta pressão. Com base em nossos estudos da Unidade Didática 01 deste Componente, faça o que se pede: além da diferença citada enumere, ao menos, mais duas outras diferenças existentes entre os ciclones e os anticiclones.

QUESTÃO 01

Leia o poema abaixo

“(...) Têm de comer

De vestir e de calçar

Mui mais abundantemente

Mais em paz e mais seguramente

Do que os que são trabalhadores.”

Benedito Saint-Maure

(DUBY in: Faria, R; MARQUES, A.M; BERUTTI,F.C. Construindo a História. Belo Horizonte: Lê,1998).

A igreja teve papel central na sociedade medieval. Apresente os fatores que permitiram a igreja acumular propriedade, riquezas e poder.

Em relação à leitura do item “Pressupostos da sistematização geográfica”, que trata dos pressupostos filosóficos e metodológicos da geografia, e cuja maior contribuição corresponde aos autores Kant e Hegel, julguem as afirmações a seguir como verdadeiras ou falsas, e em seguida assinale a alternativa correta.

I - A emancipação da Geografia como ciência, na Europa, foi, na verdade, um instrumento da etapa final de desenvolvimento e consolidação do capitalismo em determinados países europeus.

II - O primeiro período de sistematização da Geografia com caráter científico é denominado de crítico ou desenvolvimentista da Geografia.

III - O primeiro pressuposto da sistematização geográfica diz respeito ao domínio efetivo da extensão real do planeta, sobretudo pelo interesse Europeu e norte americano.

IV - A geografia foi responsável pelas primeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com