TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkheim

Monografias: Emile Durkheim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

1. Qual a contribuição de Durkheim para a sociologia?

Considerado o pai da sociologia, Durkheim e seus colaboradores emanciparam a Sociologia da Filosofia Social e a constituíram como disciplina rigorosamente científica. Preocupado em definir o método e as aplicações desta nova ciência, ele formulou com clareza o objeto de estudo da Sociologia, estabeleceu um método para analisar os fenômenos sociais e escreveu várias obras como: As regras do método sociológico; Da Divisão do Trabalho Social; O Suicídio; As Formas Elementares da Vida Religiosa.

2. Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?

Para Durkheim, os fatos sociais que deveriam ser o objeto de estudo da Sociologia.

3. Quais são as características do Fato Social? Explique cada uma delas.

Coercitividade: característica relacionada com o poder, ou a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente, de sua vontade e escolha.

Exterioridade: os fatos sociais existem e atuam sobre um indivíduo independentemente de sua vontade ou adesão consciente.

Generalidade: os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

4. Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.

Legais: são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente. Ex. As multas de trânsito.

Espontâneas: seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Diz Durkheim, exemplificando este último tipo de sanção: “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.”

5. A escola é um fato social?

Sim, pois nela evidencia-se a coerção social que é imposta aos alunos através de regras e normas sociais. Ela é exterior aos indivíduos, ou seja, não depende de vontades ou escolhas pessoais para sua existência. Ela se encontra generalizada por toda sociedade. É a partir da escola, que você começa a ter contato com outras pessoas, com opiniões, e estilos de vida diferente da sua, além de adquirir responsabilidades com os deveres escolares, e a respeitar as regras postas na escola e o respeito com os professores e colegas, tudo isso é o que você precisa pra uma boa convivência em uma sociedade.

6. Segundo Durkheim quais são os procedimentos que o pesquisador deve ter para realizar uma pesquisa com objetividade científica?

Fato Normal: É aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. Ex. O casamento.

Fato Patológico: É aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patológicos, como as doenças, são considerados transitórios e excepcionais. Ex.: Uma taxa elevada de criminalidade.

7. Segundo Durkheim qual é a finalidade da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com