TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Casos: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE.

O QUE É RELIGIÃO: É um vínculo, entre o mundo profano e o mundo sagrado, isto é, a natureza e as divindades que habitam a natureza.

O QUE É RELIGIOSIDADE: É a percepção da realidade exterior como algo independente da ação humana nos conduz à crença em poderes superior ao humano e a busca de meios para nos comunicarmos com eles.

RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE: A religião é o que nós acreditamos e seguimos e a religiosidade é tudo aquilo que vai mais além do que acreditamos e seguimos.

Que Momento da Existência Humana é Instituído a Religiosidade: Quando temos a experiência de que somos conscientes das coisas, dos outros e de nós mesmos.

O QUE É SAGRADO E PROFANO: SAGRADO:É uma realidade assumida como perfeita, separada, divina e dotada de poderes superiores aos humanos (sobrenatural),estimulando no homem medo, respeito, atração e reverência.

PROFANO: É equiparado ao mundo em que vivemos, sendo apontado como banal e inferior em relação ao sagrado. O homem põe sua dependência no sagrado para poder superar suas limitações, medos e duvidas.

RELAÇÃO ENTRE SAGRADO E PROFANO:

MORAL E ÉTICA.

MORAL: É um conjunto de normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos na sociedade.

FUNÇÃO DA MORAL: É dizer o que deve e não deve fazer e também é garantir o funcionamento e a estabilidade da vida em sociedade e a possibilidade de melhorá-la. Como as necessidades sociais variam no tempo e no espaço, as normas morais podem também variar no espaço e no tempo, de acordo com cada época, cada geração, cada sociedade em função do contexto histórico-social de cada povo, tomando uma forma específica.

ÉTICA: A ética ou filosofia moral é uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral.

FUNÇÃO DA ÉTICA: Ela investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade. A ética não diz o que deve ou o que não deve ser feito em determinado caso (por ex: Aborto, Pena de morte, Eutanásia e etc...).

RELAÇÃO ENTRE MORAL E ÉTICA: A moral é o que define as regras ou normas de uma sociedade ex: o que devo ou não devo fazer. Já a ética não diz o que deve ou o que não deve ser feito em determinado caso ela tira conclusões, elaborando princípios sobre o comportamento moral.

LIBERDADE.

O QUE É LIBERDADE:É decidir conscientemente por que se está tomando esta atitude e não outra.A liberdade permite que o sujeito tome decisões e possa ser o autor, em certa medida, de sua própria existência. No campo contrário ao da liberdade está a dependência. A ação dependente é baseada em uma causa externa e as escolhas não são feitas a partir de uma reflexão e da própria compreensão do mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com