TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erosoes

Seminário: Erosoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  Seminário  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

2 Erosão

É a destruição do solo; é o desgaste realizado pelas águas correntes, e também pode ser feito pelo vento, pelo movimento de ondas geleiras, e ainda pelo mar. A erosão destrói as estruturas que compõem o solo.

2.1 Erosão pluvial

É causada por causa das águas das chuvas que vão arrancando plantas, abrindo crateras, fazendo buracos, e desmoronando barrancos e assim tirando toda a fertilidade do solo, tornando-o improdutivo.

2.2 Erosão por gravidade

É provocada pela movimentação de rochas e sedimentos, causados pela força da gravidade.

2.3 Erosão eólica

Tipo de erosão causada pelos ventos, que transportam partículas que se chocam com as rochas, e se dividem formando novas partículas, e vão esculpindo diferentes formas nas rochas. É típica em regiões desérticas.

2.4 Erosão marinha

Erosão causada pelas águas do mar; é o desgaste das rochas, que é dado quando as ondas do mar vêm contra as rochas, realizando lentamente o seu desgaste, formando assim ilhas, baias e cabos.

2.5 Erosão química

Envolve todos os processos químicos que ocorrem nas rochas, há intervenção de fatores como calor, frio, água, compostos biológicos e reações químicas da água nas rochas. Este tipo de erosão depende do clima, em climas polares e secos, as rochas se destroem pela troca de temperatura, e em climas tropicais quentes e temperados, a umidade, a água e os dejetos orgânicos reagem com as rochas e as destroem.

2.6 Erosão glacial

Causada pelo gelo; no verão a água penetra entre as rochas, e em épocas de temperatura muito fria essa água se congela, quebrando as rochas, devido seu aumento de volume, ocorrendo então a erosão glacial. A erosão glacial também pode ser provocada por blocos de gelo que se soltam das geleiras e vão se desgastando a medida que deslizam e se atritam pelas encostas.

2.7 Erosão fluvial

Erosão resultante da ação dos rios sobre a superfície da Terra; é causada pelas águas dos rios que em seu percurso retiram os materiais que se encontram em suas margens, arrastando-os durante todo o seu percurso, também pode causar desmoronamento de barrancos.

2.8 Erosão do solo

Causada por desvios de curso de água, ressecamento do solo, desníveis de terrenos, chuvas torrenciais.

O homem pode provocar como também agravar a erosão dos solos com sua interferência no meio ambiente, o homem pode interferir atravéz dos desmatamentos, as queimadas, os deslizamentos provocados pela abertura de estradas e a pratica de uma agricultura que não se preocupa em preservar esse recurso natural, toda essa interferência humana nos traz varias conseqüências, como a desertificação, o empobrecimento e a contaminação dos solos.

3 Desmatamentos

Provocam impactos ambientais muito graves como a extinção e a redução da biodiversidade, a erosão e o empobrecimento dos solos, o acúmulo de sedimentos do leito dos rios e o rebaixamento do lençol freático, causa da extinção das nascentes de rios e fontes.

4 Queimadas

Causam incêndios de grandes proporções, aumentando o nível de gás carbônico na atmosfera, influindo no aquecimento global, causando também destruição da fauna e migração de espécies.

5 Desertificação

Atravéz da destruição de florestas temos o aumento da desertificação em que começa a desaparecerem nascentes, ocorre a migração do lençol freático tornando o ambiente propício a formação de desertos.

6 Agricultura

A agricultura traz concigo alguns efeitos com ambientes propícios a proliferação de bactérias sendo atrativos para espécies perniciosas como pragas, insetos. A produção atrai também a presença de animais que em seu combate o homem utiliza-se de agrotóxicos que por certo irá contaminar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com