TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evaporação

Artigo: Evaporação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 2

Como ocorre

A evaporação ocorre quando um líquido é aquecido através da ação do Sol ou de outro fator como, por exemplo, o aquecimento de água num fogão doméstico. Ao atingir determinada temperatura, que varia de acordo com o líquido, ocorre a transformação em vapor de água. Este vapor de água, que é invisível, mistura-se com o ar da atmosfera.

Portanto, a umidade do ar nada mais é do que as partículas de água, em forma de vapor, que respiramos em nosso cotidiano. Quando a umidade relativa do ar é baixa, as condições para a saúde humana ficam prejudicadas.

Importância para o clima

A evaporação da água é fundamental para o clima, pois ela esta diretamente relacionada com a formação das chuvas. A água que evapora dos rios, lagos, oceanos e até do nosso corpo, ajuda na formaçao da chuva. Esta ocorre quando há o resfriamento da temperatura. Nestas condições climáticas, o vapor de água volta ao formato líquido (condensação) e cai através de chuvas.

Curiosidade:

- O álcool, em função de suas características químicas, evapora muito mais rápido do que a água.

A evaporação consiste na passagem de um material do estado líquido para o estado gasoso sem que o líquido tenha passado pelo ponto de ebulição.

A evaporação ocorre à superfície de um líquido, em que algumas das moléculas com energias cinéticas mais elevadas escapam para a fase gasosa. O resultado é uma diminuição na energia cinética média das moléculas do líquido e consequentemente uma diminuição da sua temperatura.

A taxa de evaporação sobe com o aumento da temperatura, pois ao aumentar o nível de energia cinética média, também aumenta a proporção das moléculas com energia suficiente para se evaporarem.

A evaporação da água no estado líquido, formando vapor de água, é a responsável pelo transporte de água da superfície terrestre (oceanos, lagos, rios, etc.) para a atmosfera. A velocidade com que se efetua este processo depende da tensão de vapor da água, da temperatura do ar, da força e da direção do vento e do tipo de superfície evaporante.

A medição da evaporação é realizada recorrendo a instrumentos designados por evaporímetros, em que o fenómeno se efetua em papel de filtro ou gaze humedecidos.

No evaporímetro de Picke a quantidade de evaporação verificada mede-se pela redução da coluna de água contida no tubo de vidro graduado em milímetros. No evaporímetro de balança, a quantidade de evaporação verificada mede-se pelo fiel de balança, em cujo prato se coloca a água a evaporar.

Em química também se usa a evaporação para separação ou concentração de substâncias dissolvidas através da evaporação do solvente.

Outro processo, a refrigeração, utiliza o arrefecimento provocado pela evaporação para extrair calor de produtos alimentares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com