TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonted De Energia Renovaveis

Monografias: Fonted De Energia Renovaveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A questão energética interfere em todos os conjuntos das atividades econômicas e sociais do país.

Nas diversas atividades de produção ou na distribuição de consumo de bens e serviços é necessário a utilização cada vez maior de energia como resultado de um crescente desenvolvimento material.

A energia é indispensável à sobrevivência diária, pois proporciona “serviços essenciais” à vida humana – calor para aquecimento, para cozinhar e para atividades manufatureira, ou força para o transporte e para o trabalho mecânico.

2

Principais usos da energia alternativa:

Energia Solar

Os raios solares são captados por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformadas em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente, em residências para aquecimento. Além do valor econômico, ainda há o crescimento de uma consciência ecológica, que é a crescente disposição do uso de formas limpas, ainda que esse uso alternativo de energia não esteja assumido em escala econômica, requer baixo custo de investimento, é de alta tecnologia e padrão internacional de qualidade.

• Vantagem:

A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.

• Desvantagens:

Está limitado as áreas do globo que recebem bastante radiação solar;

Requer materiais especiais para que os painéis e coletores não afetem o meio ambiente.

3

Energia Eólica

Consiste na energia obtida através da força dos ventos, transformando-a em energia elétrica. A forma como é obtida é simples: o sopro do vento nas lâminas dos moinhos, fazendo-as girar, produzindo eletricidade. É uma opção ecologicamente correta e ideal para locais não servidos pela rede comercial e pode ser captada de maneira muito simples na praia, no campo, no mar, ou na montanha, através de produtos que transformam a energia renovável dos ventos em eletricidade. Serve principalmente para bombear água, mas nos últimos tempos seu uso vem crescendo com rapidez. Quando ocorre menor quantidade de vento usa-se um cavalo-mecânico que é um conjunto de contrapesos que melhora o desempenho dos cata-ventos, aumentando o curso do pistão, aumentando o volume de água bombeada e também retirando a água de maiores profundidades.

• Vantagem:

O vento é um recurso natural que não acaba.

• Desvantagem:

O equipamento é caro de se manter;

Altamente dependente do clima, o vento pode danificar os moinhos durante uma forte ventania ou não girar durante dia, dependendo da estação do ano;

Pode afetar pássaros e colocá-los em perigo.

4

Energia Geotérmica

“Geo” significa terra e ‘térmica” significa calor, portanto geotérmica é a energia calorífica que vem do interior da Terra. Tal calor é trazido para a superfície como vapor ou água quente. É usada para o aquecimento de habitações e convertida em eletricidade.

Usinas de energia geotérmica enviam o vapor que atinge a superfície da Terra para turbinas. As turbinas se movimentam, alimentando geradores que fazem eletricidade. A energia geotérmica utiliza recursos naturais como fontes termais e bueiros de vapor para produzir eletricidade ou abastecer uma região com água quente.

• Vantagem:

Possui diversas utilizações.

• Desvantagens:

Energia de baixo rendimento;

Energia está limitada a zonas de atividade tectônica;

Liberação de gases para a atmosfera, como o sulfureto de hidrogênio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.

5

Biomassa

A biomassa é um tipo de matéria utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.

Vantagens:

Baixo custo de aquisição;

Não emite dióxido de enxofre;

As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;

Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);

Menor risco ambiental;

Recurso renovável;

Emissões não contribuem para o efeito estufa.

Desvantagens:

Menor poder calorífico;

Maior possibilidade de geração de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particulado;

Dificuldades no estoque e armazenamento.

6

Energia Hídrica

A energia hídrica é a energia renovável que já é utilizada há muitos anos. As civilizações antigas aproveitavam o relevo dos solos para utilizar a água na agricultura, em terrenos de regadio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com