TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gleissolo

Trabalho Escolar: Gleissolo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Os Gleissolos (G) são solos minerais, hidromórficos, desenvolvidos de sedimentos recentes não consolidados, de constituição argilosa, argilo-arenosa e arenosa, do período do Holoceno (período que se iniciou a 11,5 mil anos e dura até os dias de hoje), e são formados sob grande influência do excesso de umidade, permanente ou temporária a partir de Sedimentos Orgânicos e Areno-argilosos.

Segundo (EMBRAPA, 1999) :

Gleissolos são solos constituídos de material mineral, com horizonte glei dentro dos primeiros 50cm da superfície do solo, ou entre 50 e 125cm, desde que imediatamente abaixo de horizonte A (rocha alterada e húmus) ou E (camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica), ou precedido por horizonte B incipiente ou textural (camada mineral situada abaixo do horizonte A) ou horizonte C (camada mineral de material consolidado) com presença de mosqueados abundantes com cores de redução e satisfazendo, ainda, os seguintes requisitos, conforme consta no SiBCS (Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos).

Esse tipo de solo apresenta um horizonte subsuperficial de coloração acinzentada, cinzenta, com mosqueados amarelados ou avermelhados, oriundos da oxidação do ferro na matriz do solo, em consequência dos fenômenos de oxirredução. São solos bastante diversificados em suas características físicas, químicas e morfológicas, devido às circunstâncias em que são formados, de aporte de sedimentos e sob condição hidromórfica, podem ser eutróficos, distróficos, com argilas de atividade alta ou baixa, acidez moderada a forte.

De acordo com (Oliveira, 1999):

Os Gleissolos são permanente ou periodicamente saturados por água, salvo se artificialmente drenados. A água de saturação ou permanece estagnada internamente, ou movimenta-se por fluxo lateral no solo. Em qualquer circunstância, a água do solo pode se elevar por ascensão capilar, atingindo a superfície do mesmo. Estes solos apresentam sérias limitações impostas pela presença de lençol freático a pouca profundidade, como aeração inadequada, perda de N mineralizado e a formação de compostos bivalentes de Fe (Ferro) e Mn (Manganês), os quais são tóxicos.

Devido a sua formação se dá a partir de sedimentos aluviais, os Gleissolos apresentam textura errática ao longo do seu perfil, que caracterizam as vezes variações texturais muito grandes entre os horizontes, o material originário deste solos é proveniente de diversos sedimentos aluviais, oriundos de decomposição de rochas de áreas circunvizinhas, que são transportadas e depositadas ao longo das áreas planas ou suave onduladas das várzeas dos cursos de água, são solos minerais, hidro mórficos característicos de áreas alagadas ou sujeitas a alagamentos. Podem ser de alta ou baixa fertilidade natural e têm nas condições de má drenagem a sua maior limitação de uso.

Ocorrem como unidades simples, situados em posições fisiográficas de várzeas, com relevo plano e declives de 0 a 2%, condicionando uma má drenagem, sendo frequente na classe de declive A. A vegetação original é de campo de várzea. Estes solos são mais cultivados com cana-de-açúcar e, em menores proporções, com arroz, algumas culturas de subsistência, pecuária de bovinos, caprinos e bubalinos, que tem como suporte alimentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com