TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habshabhs

Pesquisas Acadêmicas: Habshabhs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

TOPIK, Steven C. “COMÉRCIO E CANHONEIRAS. Brasil e Estados Unidos na Era dos Impérios (1889-97).” Trad. Ângela Pessoa. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.*

p.11) “A política externa incipiente da Primeira República tem sido igualmente pouco valorizada.” “A opinião aceita é que somente quando o Barão do Rio Branco foi nomeado Ministro das Relações Exteriores no governo do presidente Rodrigues Alves o Brasil desfrutou de uma política externa enérgica e coerente, capaz de assegurar a hegemonia nacional.” “Veremos que o papel fundamental de Mendonça ao forjar a ‘aliança íntima’ durante os primeiros anos da República foi crucial para a formação de uma ‘aliança informal’ com os Estados Unidos, muitas vezes citada como uma das mais importantes realizações do Rio Branco. E que em vez de cair no domínio do poder imperialista dos Estados Unidos, Mendonça, Floriano e outros republicanos usaram os norte-americanos como uma alternativa anti-imperialista. Isso não diminui as espetaculares conquistas de Rio Branco. Antes, sublinha a consagrada habilidade dos estadistas brasileiros em proteger suas fronteiras e preservar a soberania. O B rasil, como todos reconheciam à época, não era uma república das bananas. Era uma república do café, o que, como é possível constatar, era algo muito diferente.

[...] apesar de muitas ameaças internas e externas à jovem república, o governo brasileiro foi capaz de derrotar adversários, consolidar o regime e preservar a soberania nacional. E que a modernização, a diversificação e a industrialização ocupavam em grande medida o espírito de seus governantes, como o demonstram inúmeros estudos recentes. O Brasil era complexo, e seus interesses domésticos e internacionais, diversificados. O país não era apenas uma extensa fazenda de café.” “Eu e Carlos Marichal argumentamos em um estudo comparativo do papel do Estado no Brasil e no México que: exigências da economia internacional e de atores internos heterogêneos levaram (mesmo quando ostensivamente empenhadas no liberalismo do tipo laissez-faire) as elites governantes no Brasil e no México estabelecerem a base para a consolidação do Estado intervencionista e populista nas décadas seguintes.”

“Este estudo enfoca a política comercial e as alianças militares nos primórdios do período republicano, áreas nas quais tais mudanças foram particularmente evidentes.”

“Este estudo enfoca a política comercial e as alianças militares nos primórdios do período republicano, áreas nas quais tais mudanças foram particularmente evidentes.”

p.14)“O tratado [assinado em janeiro de 1891] era com efeito, de considerável importância, embora o documento real parecesse bastante inócuo. Por permitir a entrada não tributada de açúcar, do café e das peles brasileiras em seu território, os Estados Unidos obtiveram isenções de tributos ou 25% de redução nas tarifas alfandegárias de uma longa lista de produtos industriais e agrícolas.

E a importância simbólica do documento era grande. Para começar, foi o primeiro acordo comercial firmado entre o Brasil e os Estados Unidos. Isso não era pouca coisa. Os Estados Unidos eram o maior mercado do mundo para as exportações brasileiras, o que tornava o Brasil o maior parceiro comercial não europeu daquele país. Na verdade, o comércio dos Estados Unidos com o Brasil era quatro vezes maior do que com o cobiçado mercado chinês p.15) e quase igualava a totalidade do comércio norte-americano com a p.15) África e a Ásia juntas.

Além de sua importância comercial, o acordo Blaine-Mendonça assinalou o começo do que E. Bradford Burns chamou de uma ‘aliança verbal’ entre os dois maios populosos países do Ocidente. As duas partes desenvolveram um relacionamento especial, no qual ‘Brasil e Estados Unidos eram aliados naturais no enfrentamento de Estados hispanófanos [da América Latina].’ O acordo também consolidou a amizade entre os militares brasileiros e os Estados Unidos, uma vez que o exército governou o Brasil ao longo dos anos em que o tratado esteve em vigor (1892094). Esse relacionamento especial prolongou-se durante quase um século.” “O tratado foi um dos primeiros resultados concretos decorrentes da primeira conferência Pan-Americana, que teve lugar em Washington, em 1892. Blaine e outros influentes políticos norte-americanos tentavam conquistar uma esfera de influência para fazer frente à rápida expansão dos impérios coloniais europeus. [...] preconizavam acordos comerciais bilaterais, a exemplo do acordo Blaine-Mendonça. Dessa forma, esse último foi um ensaio para o pan-americanismo. As autoridades norte-americanas esperavam que o pacto conduzisse a uma maior integração econômica entre os países da América, sob os auspícios dos Estados Unidos.”

p.16)“Ao contrário da Europa imperialista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com