TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hhghghghg

Trabalho Escolar: Hhghghghg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

A falta da constituição de um Estado nacional, a extrema diversidade entre os vários membros da confederação, a ausência de relações duráveis entre eles, a inexistência de um centro organizador do espaço, ou de um ponto de convergência das relações econômicas, - todos estes aspectos conferem a discussão geográfica uma relevância especial, para as classes dominantes da Alemanha, no inicio do século XIX. Temas como domínio e organização do espaço, apropriação do território, variação regional, entre outros, estarão na ordem do dia na pratica da sociedade alemã de então.

As primeiras colocações, no sentido de uma Geografia sistematizada, vão ser obra de dois autores prussianos ligados a aristocracia: Alexandre Von Humboldt, conselheiro do rei da Prússia, e Karl Ritter, tutor de uma família de banqueiros. Humboldt possuía uma formação de naturalista e realizou inúmeras viagens. Sua proposta de Geografia aparece na justificativa e explicitação de seus próprios procedimentos de analise. Humboldt entendia a Geografia como a parte terrestre da ciência do cosmos, isto é, como uma espécie de síntese de todos os conhecimentos relativos a terra. Em termos de método, Humboldt propõe o empirismo raciocinado, isto é, a intuição a partir da observação.

A obra de Ritter já e explicitamente metodológica. A formação de Ritter também e radicalmente distinta da de Humboldt, enquanto aquele era geólogo e botânico, este possui formação em Filosofia e Historia. Ritter define o conceito de “sistema natural”, isto é, uma área delimitada dotada de uma individualidade. A Geografia deveria estudar estes arranjos individuais, e compará-los. Assim, a Geografia de Ritter é, principalmente, um estudo dos lugares, uma busca da individualidade destes.

O que podemos ver nesse postulado é uma diferença bem clara de abordagens de pensamentos mesmo se tratando de autores clássicos do pensamento Geográfico Tradicional, Ritter produziu uma Geografia mais Regional e antropocêntrica, enquanto Humbold desenvolve o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com