TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hinduismo

Artigos Científicos: Hinduismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O termo “hindu” tem sua origem na civilização que surgiu entre os rios Indo e Sarasvatî (este último seco há séculos). Já “hinduísmo” é usado para designar todo o conjunto cultural que tenha relação direta ou indireta com os Vedas.

As origens do hinduísmo se perdem no tempo. Sua precisão histórica não é exata e o que temos de concreto são as evidências encontradas em sítios arqueológicos como Moinho Daro e Harappa.

Muitos ainda sustentam que a origem do hinduísmo se deu através da invasão do subcontinente indiano pelos arianos vindos do leste europeu. Essa visão está cada vez mais em desuso e os cientistas já têm indícios que provam que a civilização ariana védica, que falava sânscrito, é a mesma que a civilização do Vale do Indo.

Atualmente a data aceita para a origem do hinduísmo é de sete mil anos com o surgimento e a predominância dos ensinamentos da sabedoria védica, apesar de as escrituras hindus relatarem fatos ocorridos há mais de trezentos mil anos.

Antes desse período, que chamamos de Pré-Védico, a civilização do Vale do Indo estava em franco desenvolvimento, com cidades que continham até 20.000 habitantes, ricas na agricultura, no artesanato e com um comércio relativamente desenvolvido. Isso se deu por volta de sete mil anos a.C.

Por volta de 4500 a.C., o subcontinente indiano sofreu mudanças climáticas causadas em parte pelo movimento de placas tectônicas no decorrer de vários séculos.

Uma das conseqüências desses movimentos tectônicos foi a total seca do rio Sarasvatî, quando dois de seus principais afluentes passaram a desaguar no famoso rio Ganges (Gangâ).

Com isso, a população estabelecida nas margens desse rio se deslocaram para a fértil e aconchegante planície do Ganges dando início a Era Védica. Isso se deu por volta de 3.000 a.C.

OS VEDAS

A palavra “Vedas” vem do sânscrito e tem como raiz “Vid” que pode ser traduzida como “conhecimento”. Assim, os Vedas são o compendio da sabedoria revelada diretamente pelo plano espiritual superior.

Os Vedas é composto por quatro livros divididos da seguinte maneira:

•Rig-Veda: dedicado aos rituais e ao louvor às divindades.

•Yajur-Veda: dedicado as fórmulas sacrificiais (yajus, yajna).

•Sama-Veda: dedicado aos cânticos usados nos rituais do fogo e aos mantras.

•Arthava-Veda: todo dedicado às fórmulas mágicas e aos mantras.

Ainda na Era Védica temos o Purâna Original, que trata das histórias e contos envolvendo os deuses e deusas de então.

Desenvolvimento Hindu

A origem de um dos povos mais importantes da Ásia remonta de meados do segundo milênio a.C., quando os dravídicas iniciaram a ocupação da região da Índia conhecida como Pendjab – ou Punjabi, a “região dos cinco rios” -, próximo ao rio Indo e, assim como os harappeanos, que viviam no Paquistão, alcançaram um relativo desenvolvimento a partir do domínio das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com