TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imigração norueguesa

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANNA MARIA HARGER

IMIGRAÇÃO NORUEGUESA NO BRASIL

HISTÓRIA

Professora: Tânia M. S. da Silva

Caroline Fernanda da Fonseca

Isabelle Almeida Cardoso

8º ano A

Joinville

OUT/2012

INTRODUÇÃO

Neste trabalho tem como objetivo, mostrar a imigração Brasileira e seus acontecimentos, personagens e lugares que até hoje fazem história por seus antigos desbravadores.

Porém o que é Imigrar? No sentido da palavra propriamente dita, significa entrar em um país que não é o seu de origem para ali viver ou passar um período de sua vida. No Brasil, podemos considerar o início da imigração em 1530, pois a partir deste momento os portugueses vieram para o nosso país para dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Porém, a imigração intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes não portugueses, que vieram para cá durante a regência de D. João VI. Devido ao enorme tamanho do território brasileiro e ao desenvolvimento das plantações de café, a imigração teve uma grande importância para o desenvolvimento do país, no século XIX.

Todos estes povos vieram e se fixaram no território brasileiro com os mais variados ramos de negócio, como por exemplo, o ramo cafeeiro, as atividades artesanais, a policultura, a atividade madeireira, a produção de borracha, a vinicultura, etc.

Após a abolição da escravatura (1888), o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território. Com a necessidade de mão de obra qualificada, para substituir os escravos, milhares de pessoas chegaram para trabalhar nas fazendas de café do interior de São Paulo, nas indústrias e na zona rural do sul do país.  

Entre estes povos estão os Noruegueses que em busca de oportunidades vieram para o Brasil.

  1. IMIGRAÇÃO NORUEGUESA NO BRASIL

Devido a dificuldades financeiras que a Europa estava passando no século XIX imigrantes Noruegueses procuravam construir uma nova vida. Vendo que o Brasil apresentava grandes oportunidades. Onde os primeiros imigrantes brasileiros, portugueses e espanhóis melhoravam de vida e voltavam a Europa para buscar a família e no Brasil permanecer definitivamente. Com um cenário na Europa indo de mal a pior viram na “nova terra” um excelente lugar.

Em 1851, desembarcaram no sul do Brasil os primeiros imigrantes noruegueses. Inicialmente eles rumavam para a Califórnia em uma barca hamburguesa de nome “Sofhie”, mas no caminho sofreram problemas, ficando impossibilitada de seguir viagem.

Nos primeiros anos eles viveram em colônias. Motivados pela vontade de querer uma vida nova, com espírito de aventura eles deixaram sua terra natal e vieram para o Brasil atrás de novas realizações. Os imigrantes que vinham da Noruega que aqui chegaram, eram homens solteiros ou desacompanhados das famílias.

Eram jovens e tinham diversas profissões, onde contribuíram para a formação da colônia. Tais como: marinheiros, negociantes, arquitetos, lavradores, mecânicos, marceneiros, forjadores, ferreiros, caldeireiros, pedreiros e há registro de um médico Dr. Wilhelm Moeller que veio a ser o primeiro a exercer a medicina na recém criada colônia Dona Francisca.

A História da Colônia Dona Francisca que teve uma grande influencia na imigração norueguesa.

“As terras da Colônia Dona Francisca eram um presente de casamento de Dom Pedro I a filha Princesa Dona Francisca com o príncipe de Joinville François Ferdinand Philipe, filho do rei da França. Terra localizada próxima a Colônia de São Francisco (atual São Francisco do Sul). No ano de 1848, o rei da França Luís Felipe é destronado e seu filho François, se refugia em Hamburgo. Por questões financeiras, os príncipes cederam oito léguas quadradas das terras ganhas como dote, ao dono da recém criada Sociedade Colonizadora Hamburguesa, o senador alemão Christian Mathias Schroeder, em 1849. O Senador Schroeder e sua sociedade colonizadora eram entusiastas da ideia de ocupar e povoar parte do território norte de Santa Catarina, sendo responsáveis pelo traslado, partindo da Alemanha, de imigrantes europeus com destino ao Brasil. Em 1851, a barca norueguesa Colón, partiu do porto de Hamburgo, na Alemanha, com destino ao porto de São Francisco (SC) transportando os imigrantes. Assim que chegavam, os imigrantes eram deslocados para as terras pertencentes a Sociedade de Colonização, que originaria a Colônia Dona Francisca, em 9 de março de 1851.Saíram de Hamburgo em janeiro de 1851, em um total de 125 pessoas, distribuídas em várias famílias, chegando em São Francisco em março de 1851. Desses, a maioria era suíça, tinham o objetivo de conseguir melhores oportunidades. No mesmo ano, no final de março, cerca de 60 imigrantes noruegueses que já estavam no Rio de Janeiro, deslocaram-se para a Colônia.” (Anexos 2 e 3)

  1. CULINÁRIA NORUEGUESA

Receita: Lompe com salsicha

Uma massa típica da Noruega que também é chamada de potetkake. Elaborado com batatas, farinha de trigo, sal e frito, é bem parecido com a base do crepe francês, também bem popular aqui no Brasil, panqueca, ou um taco mexicano "abrasileirado" (o verdadeiro é de milho), como costumamos encontrar em alguns barzinhos.

Lá na Noruega, o Lompe pode ser saboreado com recheios variados e acompanhando o Ratfisk (uma das especialidades do país), mas a forma mais popular é enrolado com salsicha e ketchup, o chamado polse med lompe. (Anexo 1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (267.3 Kb)   docx (156.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com