TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Sobre Urbanização

Dissertações: Introdução Sobre Urbanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  1.500 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A urbanização é o processo que está relacionado com o surgimento de novas cidades e com o crescimento populacional. Isso ocorre desde a expansão do comércio e início do novo regime econômico capitalista.

Como todo processo não planejado a urbanização pode trazer sérios problemas ao meio ambiente como a escassez e contaminação da água, a contaminação do solo e outros fatores que degradam a vida do homem e da natureza.

A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente define meio ambiente como "um conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas".

A preocupação com a preservação do meio ambiente é desde a década de 70, pois ela é um direito fundamental para a sobrevivência dos seres humanos e para as gerações futuras.

O artigo 225 da Constituição Federal de 1998 reza e confirma essa apreensão:

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

O trabalho traz como tema "A urbanização irregular e sub moradias.

DEFINIÇÕES

Quando pensamos em urbanização, a primeira relação que nós procuramos estabelecer é com o conceito de cidade, afinal o significado dessa palavra, em latim, é urbs. Mas afinal, o que é uma cidade? Existem diferentes formas de trabalharmos esse conceito, mas podemos definir cidade como sendo a concentração de um grande número de pessoas em uma determinada porção do espaço geográfico, onde nela se estabelecem relações sociais, econômicas e de prestação de serviços.

Podemos definir cidade utilizando dois critérios:

- demográfico-quantitativo

- político-administrativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com