TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao ENCERRO

Seminário: Introdução ao ENCERRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  Seminário  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

– INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA

1. – ETIMOLOGIA

A palavra TOPOGRAFIA é composta por dois radicais gregos: “topos”(que significa lugar), e “graphen” (que significa escrever), significando a palavra composta a descrição exata de um lugar.

1.2– ORIGEM DA TOPOGRAFIA

Teve origem nas mais antigas civilizações, entre as quais os caldeus, os árabes, os egípcios, gregos e romanos. Povos primitivos nômades, que para se fixarem em um determinado local sobre a terra, tiveram que aprender a registrar os aspectos deste local para tirar proveito das vantagens do relevo e vencer suas dificuldades naturais. Já no tempo de Ramsés II (1.300 A.C.), havia no Egito plantas topográficas com finalidades agrícolas e militares. Estes povos nos legaram processos e instrumentos que, embora primitivos, serviram para descrever, delimitar e avaliar características de áreas. Posteriormente com a introdução dos princípios da Geometria, a Topografia foi surgindo como nova ciência para medição de áreas e sua delimitação com a finalidade de separação de culturas, estabelecimento dos limites das propriedades e no planejamento e implantação de cidades. Mas somente com o desenvolvimento da Matemática e da Física nos últimos séculos, a Topografia saiu de suas bases empíricas e passou a ser uma ciência. Entre as diversas ciências que deram origem, concorrem e complementam a topografia, estão: a Geodésia, História, Geografia e os Documentos Cartográficos.

1.3 – OBJETIVOS DA TOPOGRAFIA

A Topografia tem por finalidade o estudo de princípios e métodos para determinar o contorno, as dimensões e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, incluindo o fundo dos mares e o interior das minas.

1.4 – IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA

Não se pode conceber qualquer obra de Arquitetura, Engenharia, Agronomia ou ação militar, sem o pleno conhecimento do lugar onde

a mesma deverá ser implantada ou conduzida. São necessários o conhecimento de seus limites, dimensões, localização, seus acidentes geográficos, vegetação e também as estradas existentes na área. No estudo de rodoviárias e ferroviárias, nos projetos de canalização e drenagem de águas, nos projetos de redes elétricas e de telecomunicação, na exploração de minas, nos estudos geológicos, nos projetos urbanísticos e paisagísticos na implantação de projetos de engenharia como hidrelétricas, prédios, industriais, enfim os projetos dos mais diversos tipos de obras de engenharia são sempre elaborados com base em plantas cadastrais atualizadas, fornecidas pela Topografia. Posteriormente a etapa de planejamento e projeto a Topografia é novamente necessária na fase de implantação ou locação da obra, para posicionar corretamente, os edifícios, arruamentos, divisas, etc. E mesmo após a conclusão da obra, pode haver necessidade da verificação de um recalque, deslocamento relativo, ou outro controle topográfico.

5. – DIVISÃO DA TOPOGRAFIA

A topografia faz parte de uma disciplina mais abrangente, a Geodesia, que tem como objetivo o estudo de grandes extensões da superfície terrestre,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com