TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Japão

Trabalho Escolar: Japão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 2

Japão também conhecido como Terra do Sol Nascente.

Tem esse nome porque esta situado no extremo leste da Ásia, outra explicação seria o significados dos caracteres que compõem o nome do país.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

O Japão é um país situado no continente asiático, extremo oriente, suas terras se encontram na zona temperada norte, portanto, no hemisfério norte. ASPRECTOS GEOGRÁFICOS

O território japonês não é extenso, além disso, é descontínuo, não faz fronteira continental com nenhum país, uma vez que se encontra envolvido a oeste pelo mar do Japão e a leste pelo oceano Pacífico, essa característica territorial produz um extenso litoral, superando o Brasil quatro vezes.

O Japão é pobre em recursos naturais. Há jazidas de carvão ou ferro. Apenas cerca de 18% das terras são apropriadas para a agricultura. O país é constituído por ilhas, sendo que as principais são Kyushu, Shikoku, Honshu e Hokkaido, basicamente é formado por um arquipélago. Além das ilhas principais existem ainda aproximadamente três mil ilhas secundárias. O arquipélago em grande parte, aproximadamente 75% do território, é constituído por relevo montanhoso por conta de dobramentos, no entanto, as áreas litorâneas são constituídas por planícies. O Japão sofre grande maritimidade, devido a sua posição geográfica, com grandes massas de ar carregadas de umidade, explicando a elevada pluviosidade (1.000 mm anuais).

HISTÓRIA

As origens da civilização japonesa são remotas e bastante imprecisas. Contudo, alguns estudos indicam que os primeiros ocupantes deste território apareceram no século III a.C.

A historia do Japão pode ser dividida em Eras ou Períodos, que geralmente começa quando um novo Imperador assume o poder e terminar quando ele morre, mas nem todos os eras foi assim.

Períodos históricos na arqueologia japonesa

Um dos períodos importante foi o Asuka: período onde o budismo foi declarado a religião oficial. Nesse período ocorreram diversões conflitos por causa do budismo, de um lado os que queriam a implementação o budismo e do outro os defendia xintoísmo (antiga religião, porem não oficial). No fim o budismo se tornou religião oficial, mas o xintoísmo continuou existindo e duas religiões se influenciaram. O período Heian, onde ocorreu ascensão da classe samurai. O período Taishõ é a era da 1° Guerra Mundial e o Shõwa da 2° Guerra Mundial. O período Heisei é o período atual do Japão, onde ocorreu a troca de poder pelos partidos. O partido democrático do Japão toma o poder em 2009 e esse poder volta para mãos do partido liberal democrata em 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com