TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LELELE

Trabalho Universitário: LELELE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

1. A partir do vídeo da TV Brasil sobre a história do geógrafo Milton Santos, intitulado "Milton Santos - De Lá Pra Cá - 12/06/2011", apresente uma breve síntese (8 a 10 linhas) sobre a importância das ideias deste para a humanidade em geral, especialmente no que diz respeito à contribuição do que ele chama de "homem lento."

O maior legado que o professor Milton Santos deixou para a humanidade foi sua visão sempre focada na busca pela justiça social. Ele transformou o conceito de geografia e incorporou a ela um pouco de psicologia, epistemologia e história, ciências mais abrangentes e humanas que a simples “frieza” da geografia. Segundo ele, o “homem lento” se define pelo ser humano que não aderiu às tecnologias, que se mostra ainda capaz de se relacionar e criar vínculos afetivos, com caráter mais humano. Já o “homem veloz” é aquele que já está dentro da cultura capitalista, e se distanciou da essência humana do ser.

2. Ao longo deste tópico de estudos estudamos que, para compreender o mundo atual, não basta estudar primeiro a localização de cada continente (e dos países), depois seu relevo, seu clima etc., sem estabelecer grandes ligações entre esses vários aspectos. Nesse sentido, por que devemos considerar a teoria de Milton Santos, que tem como eixo principal a "Formação Econômica e Social", uma teoria válida para o entendimento do espaço geográfico? Justifique sua resposta.

A teoria deve ser assim considerada porque o espaço geográfico não é apenas um espaço de Terra habitado pelo homem e a natureza, utilizada apenas a título de localização no mapa. O espaço geográfico traz consigo as modificações efetuadas pelo homem, um passado histórico, que se transformou pela organização social, técnica e econômica dos que habitaram diferentes lugares. Sendo assim, entende-se que o espaço geográfico reproduz a totalidade social e as transformações advêm de necessidades dessas organizações.

3. Difundiu-se, no mundo, a ideia de que a capacidade de consumir em níveis cada vez maiores significa que as pessoas estão vivendo em melhores condições do que no passado, pois associa-se consumo ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, o consumo também pode trazer impactos negativos, pois estes podem causar danos à base de recursos ambientais e exacerbar os padrões de desigualdade. Destaque outros itens que podem ser considerados positivos e negativos para a sociedade e que estejam diretamente associados à temática que desenvolvemos.

• Combustíveis (gasolina e diesel): positivos por possibilitarem o deslocamento por meio dos transportes e negativos por serem o principal fator responsável pela ocorrência do efeito estufa devido o acúmulo de gases advindos da queima de combustíveis fósseis.

• Economia: a economia do Brasil está num crescente desenvolvimento, trazendo mais riqueza e gerando mais empregos, porém, por outro lado, temos o aumento do desmatamento em virtude desse crescimento, principalmente pela questão da madeira, cultivo da soja e pecuária.

• Tecnologia: por um lado causa grande aceleração nos processos que, tempos atrás, seriam manuais, mas por outro vem tirando o emprego de muitas pessoas e causando danos no nosso ar e água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com