TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leonarodo

Resenha: Leonarodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Resenha  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  277 Visualizações

As bacias interiores do Nordeste do Brasil constituem um conjunto de pequenas bacias fanerozóicas situadas entre as bacias de Tucano-Jatobá, do Parnaíba e Potiguar (Figura 1), que embora tenham sido consideradas fragmentos de uma única bacia interior (Cordani et al., 1984), suas estratigrafias são particulares, indicando histórias geológicas distintas. O rifteamento, responsável pela origem e evolução destas bacias, é o resultado dos processos de separação da América do Sul e África (Berthou, 1990; Matos, 1992; Ponte & Ponte-Filho, 1996).

A bacia do Araripe é a mais extensa dessas bacias interiores do Nordeste do Brasil. Encontra-se dentro da Província Estrutural de “Borborema” (Almeida et al., 1977), que engloba quase todo o Nordeste do Brasil, cobrindo rochas do embasamento Pré-cambriano. Apresenta uma forma aproximadamente retangular, com eixo longitudinal na direção W-E. Está formada por seqüências sedimentares paleozóicas e mesozóicas (Figura 2), estendendo-se, atualmente, por uma área de aproximadamente 8000 km2 (Neumann, 1999). A bacia localiza-se entre os meridianos 38º 30’ e 40º 50’ de longitude W de Greenwich e os paralelos 7º 05’ e 7º 50’ de latitude S, ocupando parte dos estados do Piauí, Ceará, Pernambuco e Paraíba.

Engloba duas feições geomorfológicas diferentes (Figura 3): a) Um altiplano chamado “Chapada do Araripe”, e b) Um vale conhecido como ”Vale do Cariri”. O altiplano estende-se longitudinalmente em direção W-E. As mais antigas sucessões sedimentares são observadas no “Vale do Cariri” (Neumann & Cabrera, 1999).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com