TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Localização Do Território Brasileiro

Trabalho Universitário: Localização Do Território Brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  2.668 Visualizações

Página 1 de 6

Localização do território brasileiro

O Brasil está localizado na América, onde ocupa grande parte da porção sul do continente, chamada América do Sul. A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul (ao sul da linha do Equador). E totalmente localizado no Hemisfério Oeste (a oeste do Meridiano de Greenwich).

Quando consideramos as zonas térmicas - regiões do planeta que recebem aproxi-madamente a mesma inten- si¬dade de raios solares, portanto com temperaturas similares -, a maior parte do território brasileiro situa-se na zona tropical, onde pre¬dominam altas temperaturas. Uma pequena porção do terri¬tório, porém, está na zona tem¬perada, onde o clima apresenta temperaturas mais baixas.

Brasil: um pais com dimensões continentais

O território brasileiro é o quinto maior do mundo, com área de mais de 8,5 milhões de km2. Os países cuja extensão territorial supera essa marca são Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Ao considerarmos todo o con¬tinente americano, o país ocupa a terceira posição em extensão territorial e é o mais extenso país sul-americano.

O território brasileiro apresenta grande exten¬são latitudinal (na direção norte-sul) e longitudinal (na direção leste-oeste).

A extensão latitudinal está relacionada com as zonas térmicas e favorece a ocorrência de diferentes paisagens naturais ao lon¬go do território.

Devido à extensão longi¬tudinal do território brasilei¬ro, nele ocorrem três fusos horários. Cada fuso corres¬ponde a uma das 24 faixas em que se divide a Terra na direção dos meridianos. Cada faixa equivale a 1 hora. Os ho¬rários são definidos em rela¬ção ao fuso do Meridiano de Greenwich.

Assim, os lugares situa¬dos a leste desse fuso te¬rão a hora adiantada; e os lugares situados a oeste dele terão a hora atrasada.

Tomemos como exemplo Brasília (DF), a capital federal brasileira: a cidade localiza-se no terceiro fuso a oeste de Greenwich e tem, portanto, o horário atra¬sado em 3 horas em relação ao referencial de horários da Terra.

Aspectos físicos do território brasileiro

O relevo é o conjunto das diferentes formas existentes na superfície terrestre (continental e oceânica). As principais formas do relevo brasileiro são os planal¬tos, as planícies e as depressões.

Os planaltos são formas de relevo irregulares que, em geral, sofrem mais com a ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os ventos. Os planaltos podem ser formados por cha¬padas, morros e serras.

Os mais extensos planaltos do relevo brasileiro são os planaltos e chapadas da Bacia do Paraná, os planaltos e chapa¬das da Bacia do Parnaíba e os planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste.

As áreas de planície apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes des¬níveis no terreno. Geralmente são associadas a áreas de deposição de sedimentos, como a areia proveniente da erosão das rochas. A Planície do Rio Amazonas, por exemplo, é resultado do acúmulo de sedimentos trazidos por esse extenso curso fluvial e seus afluentes. As planícies litorâneas do Nordeste e do Sudeste do Brasil são depósitos de sedimentos dos rios que desaguam no Oceano Atlântico.

As depressões são terrenos mais baixos que os demais ao seu redor. Todas as depressões do relevo brasileiro são relativas, isto é, encontram-se em nível mais baixo que os terrenos que as cercam, porém acima do nível do mar. Elas se formaram como consequência do desgaste de suas partes mais altas.

Nas principais depressões, como as amazônicas, a Sertaneja, a do Rio São Francisco e a Periférica Sul-Rio-Grandense, os terrenos não costumam ultra¬passar os 200 metros de altitude. A Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná é a que alcança as maiores altitudes.

Os rios e as regiões hidrográficas do Brasil

Os rios são extremamente importantes para as sociedades humanas. Dos rios pro¬vêm tanto a água consumida quanto a utiliza¬da na irrigação de plantações. Além disso, as águas dos rios possibilitam a pesca, a nave¬gação e a obtenção de energia elétrica. Muitas cidades surgiram próximas a rios porque seus habitantes necessitavam de água para a prática da agricultura.

Os rios brasileiros distribuem-se em ba¬cias hidrográficas, que são áreas drenadas por um rio principal e seus afluentes.

A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, cobrindo cerca de 45% do território brasileiro. Além do Brasil, abrange também os seguintes territórios: Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, além da Guiana Francesa. O principal rio da Bacia Amazônica é o Amazonas, consi¬derado o mais extenso do mundo e o de maior volume de água.

Em 2003, o Ministério do Meio Ambiente publicou um documento estabelecendo 12 regiões hidrográficas do Bra¬sil. Cada uma dessas regiões é formada por uma grande bacia hidrográfica ou por um conjun¬to de microbacias.

Os climas do Brasil

Quando dizemos que o dia está quente, estamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com