TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MACROCLIMA

Resenha: MACROCLIMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  1.736 Visualizações

Página 1 de 2

1 - MACROCLIMA

Macroclima (também chamado de clima regional) é o clima médio que ocorre em determinado território, com dimensões relativamente vastas. Sua caracterização é definida por meio de dados obtidos por postos meteorológicos que, em zonas com relevo acentuado, são apenas relativos, dentro do âmbito agrícola, especialmente. De forma inversa, grandes áreas de planície podem ser abrangidas pelo mesmo macro clima. O estudo do macro clima é comum no âmbito da viticultura. Existe também o mesoclima e o microclima

2 - MICROCLIMA

Os microclimas correspondem a variações climáticas que acontecem numa área dominada por um determinado tipo de clima. No relacionamento com o meio natural, o homem provocou alterações nas condições do clima em trechos restritos da superfície terrestre, como, por exemplo: nas grandes cidades, onde existem muito asfalto, concreto e poucas áreas verdes; em áreas que tiveram suas florestas derrubadas, ou onde se formaram grandes represas (lagos artificiais).

Em um bosque frondoso, a copa das árvores acumula a maior parte da radiação solar, o que significa que o chão, permanecendo quase todo o dia na sombra, é bem mais fresco. Assim se define um microclima - ou seja, um local restrito, ou isolado da região e seu entorno. A evapotranspiração, que é a perda de água do solo e das plantas através da transpiração, também favorece a manutenção de um microclima agradável.

As metrópoles são outro tipo de microclima - nesse caso porque geralmente estão cobertas por massas de ar quente, situadas a cerca de 120 metros de altura, criadas pela poluição e pela absorção de radiação. O resultado é a criação de ilhas de calor: assim, a temperatura no centro de uma cidade, por exemplo, pode estar 6 graus Celsius acima daquela registrada em bairros distantes (ou mais arborizados) e da zona rural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com