TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCOSUL

Tese: MERCOSUL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

1. O surgimento do MERCOSUL foi benéfico para os países participantes? Por quê?

R;- O MERCOSUL trouxe diversos benefícios aos países participantes, principalmente em relação à economia.

O mercado comum facilitou a importação e exportação de produtos, com menor custo para os países envolvidos. Assim livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos puderam ser realizados com mais agilidade e rapidez. Tendo como resultado a ampliação do mercado de consumidores, possibilitando a obtenção de rendimentos de escala e a redução de custos.

Outro fator importante que o MERCOSUL trouxe foi o turismo, que vem crescendo cada vez mais.

2. Por que os países se agrupam em blocos econômicos?

R;- Se constituem em blocos para fortalecerem suas economias, eliminando taxas alfandegárias, permitindo a livre passagem de mercadorias, pessoas, unificando moeda, para competir dentro do mercado, se caracteriza como mecanismo principal da globalização. Os mais importantes NAFTA, MERCOSUL, UE, APEC..., sendo que atualmente com a crise internacional iniciada no EUA , estão mostrando sinais de enfraquecimento econômico.

Foram também fases de formação de um tratado internacional, regido pelos direitos internacionais, negociação, assinatura ,ratificação,promulgação e publicação.

3. Por que o Brasil optou pelo MERCOSUL e não pela ALCA?

R ; A ALCA é Associação de Livre Comércio das Américas. MERCOSUL é o mercado do cone sul ( Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ) A ALCA tem uma certa dificuldade de ser implantado ás grandes desigualdes entre os membros, a ALCA é comandada por países de Primeiro Mundo, interessados na abertura total dos mercados encontram resistências de países em desenvolvimento , temerosos da implantação da alca, este medo vem justamente de fraquezas econômicas e pouco desenvolvimento em áreas industriais, o Brasil tem defendido a idéia de uma abertura gradual e de negociações feitas em blocos. Desta forma, o Brasil ganharia mais força para negociar com os ESTADOS UNIDOS .

4. Quanto à política externa brasileira, ela é definida por quem? Explique?

R; A política externa brasileira é definida profundamente no Itamaraty, com um mínimo de interferência políticas de qualquer natureza, estas políticas passam a ser orquestradas de forma mais ou menos coordenda, mas não ainda sujeitas ao controle parlamentar, a construção de um processo de integração regional tente a levar mais tempo, assim as ações sobre o Mercosul são definidas pelo presidente e seus ministros.

5. QUAL O ÓRGÃO QUE REGE O COMÉRCIO INTENACIONAL

R; O Mercosul é regido por um órgão supremo, o CMC, composto pelos residentes dos países, e todas as suas decisões precisam ser tomadas por unanimidade, pela maneira como foi formalizado a estrutura de poder do Mercosul, não há como os parlamentos nacionais interferem no processo, de modo que a louvada flexibilidade de presente instituição presente bloqueia qualquer possibilidade de qualquer democracia em nome da eficiência.

CONCLUSÃO;

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com