TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malukoo blz

Por:   •  29/4/2015  •  Monografia  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

 FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO                         E OPERAÇÕES

TÉCNICAS JAPONESAS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

28 DE NOVEMBRO 2013

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

[pic 2]

CURSO: Administração – 5º semestre / noturno

MATÉRIA:  Administração de Produção e Operações

PROFESSOR: Jorge Ubiratan

NOMES:Douglas Alexandre Silva                RA:   2144236049

           Guilherme Massayoshi Sato              3206516559

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

28 DE NOVEMBRO 2013

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO.................................................................................................................04
  • PRODUÇÃO ENXUTA.......................................................................................................05
  • METODO 5S....................................................................................................................06
  • KAIZEN............................................................................................................................06
  • POKA-YOKE.....................................................................................................................07
  • MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL................................................................................07
  • CONCLUSÃO...................................................................................................................08
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................09

       

INTRODUÇÃO

Caracterizado por uma preocupação obsessiva no que diz respeito á qualidade de processo produtivo, Taiichi Ohno foi o maior responsável pela idealização do método de sistema de produção japonês. Engenheiro-Chefe da companhia Toyota C, Taiichi Ohno criou esse novo sistema por volta de 25 anos após a 2º guerra mundial.

Porem recentemente um novo conceito chamado de “Produção Enxuta”, surgiu com intuito de mesclar os métodos desenvolvidos pelos fabricantes japoneses em meados dos anos 70, com o objetivo de reduzir os custos de produção e consequentemente aumentar a competitividade de mercado. Para atingir esse resultado é necessário basear-se em 4 princípios como: trabalho em equipe, comunicação, uso eficiente de recursos ou eliminação de desperdícios  e melhor continua (KAIZEN).

Segundo a teoria da Toyota, a superprodução e a espera, produção de peças defeituosas, estoque, movimentação e os excessos de transporte são as principais formas “básicas” de desperdícios durante o processo de produção. Kaizen tem com objetivo a melhoria continua com intuito de buscar a satisfação do cliente seja ele interno ou externo, dos funcionários e do capital, além de identificar desperdícios, perdas e atividades que não agregam valor, no entanto, sua metodologia  tem conceito de aperfeiçoar funcionários, os funcionários aperfeiçoam continuamente os processos, processos aperfeiçoados melhoram os resultados, melhores resultados geram satisfação dos clientes.

Além da “ Produção Enxuta ” e do “ Kaisen ”, apresentaremos outras técnicas utilizadas na administração de produção e operações tais como o método “ 5S ” , “Poka-yoke ” e a  “ Manutenção Produtiva Total (TQM) ”.

PRODUÇÃO ENXUTA

A Produção Enxuta adota um principio que consiste em produzir somente o que será necessário no momento, com o intuito de reduzir os tempos de set up, sincronizar a produção com a demanda de mercado e compactar o layout da fabrica. Existem sete tipos diferentes de desperdícios dentro de uma organização, os quais devem ser eliminados.

  • Superprodução: É quando a empresa produz além das necessidades do próximo processo ou além da demanda do mercado. Estudiosos afirmam que essa pode ser considerada a pior forma de desperdício, pois contribui para a ocorrência de todas as outras.

  • Estoque: É quando a empresa possui estoque parado maior que o mínimo necessário. Contudo, esse desperdício necessita de ocupação de grandes áreas, manutenção dos itens estocados, além de necessidade de inventários, entre outros.
  • Espera: Acontece quando um operário ou uma equipe precisa aguardar por algum tipo de material (matéria prima), para dar continuidade a linha de produção. A espera é desperdício o qual posteriormente necessitará  acrescentar mais tempo à todo o processo de fabricação.
  • Transporte: Ocorre quando há uma certa distancia entre um ponto de beneficiamento e outro, no qual. resultara em transporte desnecessário dentro do parque fabril.
  • Defeitos: Ocorre quando algum produto no processo de produção ou até mesmo o produto acabado não atende às características de qualidade exigidas dentro da organização. Consequentemente, esse desperdício se concretiza na forma de refugo ou retrabalho.
  • Movimentação nas operações: Ocorre quando operadores realizam movimentações dispensáveis no momento da realização de uma atividade. Alguns exemplos comuns a esse desperdício são a procura por equipamentos, peças, documentos, etc.
  • Processamento: É identificado no processo de atividades desnecessárias ou incorretas, consequentemente aumentando os custos no processamento de algum item, seja esse físico ou não. Esse tipo de desperdício, de modo geral, é apenas percebido no momento da mensuração da produtividade.

MÉTODO 5S

O método 5S é uma ferramenta o qual é utilizado para implantar o Sistema de Qualidade Total em uma empresa, em uma instituição e até mesmo na vida profissional e pessoal de cada funcionário ou pessoa. O conceito do método 5S assim é chamado por ser composto por 5 palavras que começam com a letra "S": Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.

  • Seiri: Separar o necessário do desnecessário com o objetivo de eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil.

  • Seiton: Colocar cada coisa em seu devido lugar com objetivo de organizar o espaço de trabalho de forma eficaz.

  • Seisõ: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho com o objetivo de melhorar o nível de limpeza.
  • Seiketsu: Definir normas visuais de forma a assegurar a manutenção dos 3S's anteriores com o objetivo de padronização é fundamental na organização.
  • Shitsuke: Treinar e comunicar com todos os colaboradores de forma de que o cumprimento das normas seja respeitado com o objetivo de Incentivar esforços de aprimoramento.

KAIZEN

Kaizen (mudança para melhor) é uma palavra de originada no Japão, cujo seu significado é de melhoria contínua, gradual, na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e profissional. Quando executado de forma correta, kaizen também é um processo que agrega valores no ambiente de trabalho, consequentemente eliminando o trabalho duro, além de instruir pessoas á como realizar experimentos no seu trabalho usando o método científico e também como identificar e eliminar desperdícios nos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (240.5 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com