TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mineração

Resenha: Mineração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

A mineração

O Brasil ocupa uma excelente posição entre os maiores exploradores de minérios do mundo. Essa conquista deu-se em razão do rico subsolo brasileiro e do crescimento da mineração moderna em nosso país nas últimas décadas.

Principais minérios extraídos no Brasil

Tipo de minério

Produção anual beneficiada (em toneladas) – Valores conforme DNPM www.dnpm.gov.br

Características da produção

Ferro

Minério de ferro denominado hematita

318 milhões – 2º produtor mundial

É o minério mais explorado e também o mais exportado pelo Brasil. Suas jazidas estão concentradas, sobretudo no Quadrilátero Ferrífero, localizado em Minas Gerais, na serra dos Carajás, no Pará e no maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é extremamente importante, pois é a principal matéria prima para a produção do aço.

Bauxita

(alumínio)

22 milhões - 2º produtor mundial

A principal jazida de bauxita encontra-se na serra do Oriximiná, no Pará. A bauxita é o minério do qual se extrai o alumínio, muito utilizado na fabricação de eletrodomésticos, materiais elétricos e também na construção civil, em razão de ser um material inoxidável.

Manganês

3 milhões - 1º produtor mundial

As principais jazidas de manganês estão localizadas na serra dos Carajás (Quadrilátero Ferrífero) e no maciço do Urucum. Praticamente a metade da produção brasileira é exportada. principalmente para os Estados Unidos, Japão e Europa. O manganês é utilizado na fabricação de vários produtos químicos e do aço.

Nióbio

105 mil - 1º produtor mundial

Grande parte do nióbio explorado no Brasil provém dos estados de minas Gerais e Goiás. Esse elemento é fundamental na fabricação de máquinas e equipamentos de alta tecnologia, como turbinas de aviões, aparelhos para diagnóstico médico como os de ressonância magnética e supercomputadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com