TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neossolo

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

Neossolo Quartzarênico

[pic 1]

Figura 1: Fotografia do local do 6º ponto

Localização: Rio das Ostras – Rio de Janeiro (Lagoa da Coca-cola ou de Iriri)

Fuso: 24 SUL – 0200261 / 7508045     7m

            No terceiro dia de campo, fomos para uma área litorânea. Lá encontramos um ambiente de restinga, formado pelo recuo do nível do mar. Sua vegetação é bem especifica, poucos são os tipos de vegetação que conseguem se adaptar nesse ambiente. As praias são ambientes de deposição que não sofreram os processos de pedogenética, devido a isso não são solos. Apenas as restingas apresentam solo, pois já desenvolveu o horizonte A que permite o desenvolvimento da vegetação.

             Os Neossolos Quartzarênicos, são muito expressivos no Brasil, são comuns na região litorânea, por isso A 6ª parada do trabalho de campo foi realizada no município de Rio das Ostras, situado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, próximo a conhecida Lagoa da Coca Cola, onde encontramos o solo em destaque.

            Durante o estudo em campo foi aberto um perfil no solo, com o objetivo de examinar, realçando o estudo dos contrastes entre os horizontes. O Neossolo Quartzarênico tem como uma das principais características apresentar textura arenosa com grãos de quartzo em todo o perfil desde o horizonte A ao horizonte C em mais profundidade, essa espécie de solo não apresenta o horizonte B, pois para a existência deste é necessária uma certa porcentagem de argila e silte que não acontece em solos como este.

[pic 2]

Figura 2: Fotografia do perfil cavado (Horizontes Ap e C)

         

           No perfil, identificamos as sequências horizontes A e C, sem zona de gleização, pois o lençol freático se encontra bem profundo. Em contato manual com a areia do perfil, percebemos que ela não é angulosa, mas sim arredondada, não sendo propícia para construções. O Neossolo Quartazarênico só possui o horizonte A devido a vegetação de restinga, pois ela segura o campo de dunas, que acaba tendo função de depósito. Esta classe de solo ocorre em relevo plano ou suave ondulado, considerando-se o relevo de ocorrência, o processo erosivo não é alto, porém, deve-se precaver com a erosão devido à textura ser essencialmente arenosa.

           O solo em estudos apresenta uma coloração branca e cinzento claro, onde o horizonte A se apresenta ligeiramente enriquecido pela matéria orgânica uma vez que a vegetação predominantemente é a litoral de restingas. Compreende que esse tipo de solo quartzosos, possuem baixa fertilidade natural, assim não dispondo praticamente de nenhuma reserva de nutrientes para as plantas. A sequência dos horizontes é do perfil do tipo A/C, onde A apresenta profundidade variável, com baixos teores de matéria orgânica, sendo assim não propício para atividades agrícolas.

          De acordo com a Embrapa, os Neossolos Quartzarênicos por serem profundos, não existe limitação física para o desenvolvimento radicular em profundidade, mas a presença de caráter álico ou do caráter distrófico limita o desenvolvimento radicular em profundidade, agravado devido a reduzida quantidade de água disponível (textura essencialmente arenosa). A lixiviação de nitrato é intensa devido à textura essencialmente arenosa.

          As áreas de restinga podem apresentar perfil de solo espodossolo, entretanto o perfil analisado não possui tal classificação por não apresentar horizonte E bem desenvolvido. Este neossolo quartzarënico pode evoluir com o passar do tempo para um espodossolo e estruturar um B espódico devido as manchas ligeiramente mais escuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (254.3 Kb)   docx (164.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com