TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova Zelândia

Seminário: Nova Zelândia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Seminário  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

A Nova Zelândia é um país moderno e desenvolvido, porém com um ritmo de vida muito tranquilo e sem tanto estresse. Com tamanho similar ao Reino Unido ou Japão, o país possui uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes, exercendo menos pressão sobre seu espaço e recursos naturais. Isso faz com que sua população não sofra dos grandes males urbanos existentes em muitos outros países desenvolvidos, como poluição, enormes congestionamentos e problemas de saúde.

Nos diversos rankings mundiais apresentados pela ONU, a Nova Zelândia se classifica sempre com ótimas posições em quesitos como desenvolvimento humano, qualidade de vida, esperança de vida, alfabetização, educação pública, facilidade de fazer negócios, falta de corrupção, liberdade de imprensa, entre outros.

As cidades de Auckland e Wellington estão entre as 25 melhores cidades do mundo para se viver, de acordo o ranking do The Economist.

A ex-colônia britânica foi o último pedaço de terra a ser descoberto no mundo. Sua história é rica e com uma mistura interessante da cultura maori (os primeiros povos a habitarem o país) e a europeia.

O povo maori é tão presente e respeitado no país que em qualquer cidade que você visite, é possível ver um contraste fascinante entre os tesouros e arquitetura maori com as construções no estilo europeu. Além disso, a língua maori é junto com a inglesa um dos idiomas oficiais do país.

A população neozelandesa é bem diversificada, recebendo habitantes provenientes de diversas partes do planeta, principalmente da Europa, Ásia e Polinésia.

Entre as características mais marcantes desse maravilhoso povo, podemos destacar a receptividade, bom humor, informalidade, educação comum a um país de primeiro mundo e, principalmente, o amor pelas atividades ao ar livre e pela natureza.

Trabalho duro e o esforço contínuo são considerados grandes virtudes na Nova Zelândia, que oferece todos os tipos de oportunidades para quem deseja desenvolver e alavancar sua carreira no país.

Mas, os neozelandeses também acreditam que a vida é para se viver. Então o que você faz longe do trabalho é tão importante quando o que você produz no trabalho. Para os neozelandeses, viver bem é encontrar o equilíbrio entre um dia honesto de trabalho com diversão social, tempo junto a sua família e amigos e aproveitar todas as oportunidades de lazer que você pode desfrutar.

O esporte número 1 do país é sem dúvida o rugby, que é tão popular na Nova Zelândia quanto o futebol é no Brasil. A seleção neozelandesa, chamada de All Blacks, é bi-campeã da Copa do Mundo de Rugby (1987 e 2011) e sempre ocupou uma das três primeiras posições desde o início da competição.

Economia

Dona de uma das economias mais abertas do mundo, a Nova Zelândia é defensora do livre mercado. O país mantém uma aliança comercial muito forte com a Austrália, o que ajuda a enfrentar situações de crises que atingem o restante do mundo.

A moeda oficial do país é o dólar neozelandês que, normalmente, apresenta uma cotação inferior ao dólar americano e australiano.

O país foi considerado pela Forbes (2013) como o melhor país para negócios no mundo. Isso graças ao clima de transparência nos negócios, a sua estabilidade econômica, e liberdade (pessoal, comercial e monetária), a proteção dos investidores, os direitos de propriedade, o desempenho no mercado de ações, bem como a falta de burocracia e corrupção.

O turismo tem um papel fundamental da economia neozelandesa. Em 2013, a atividade movimentou mais de US$ 23,9 bilhões na economia do país, sendo que o turismo internacional colaborou com mais US$ 10 bilhões no seu total de exportações. O turismo ainda é responsável por empregar mais de 110.000 pessoas no país.

Por esses motivos, os turistas são sempre recebidos de braços aberto pelos simpáticos neozelandeses.

O comércio internacional, com os bens e serviços exportados que representam um terço da produção total do país, que está entre os principais produtores e exportadores mundiais nos setores: agropecuário (produção de kiwi e uva, criação de ovinos e produção de carne e lã), de piscicultura (mariscos e mexilhões), silvicultura (extração de madeira e produção de celulose), produção de vinho.

A Nova Zelândia possui ainda indústrias transformadoras e serviços, e inova nas pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia e energia limpa e de baixa produção de carbono, criando uma economia global sustentável.

• População: 4.415.000 hab

• Código de área: +64

• Fuso horário: 15h (horário de Brasília)

• Localização: Oceania

• Moeda: Dólar da Nova Zelândia

• Como ligar para o Brasil: 000-955

• Visto: Não é necessário.

Longe de tudo, do outro lado do mundo, a Nova Zelândia vale cada segundo da longa, longuíssima viagem de avião. Dividido em duas grandes ilhas principais, o país reúne uma quantidade de paisagens e atrações impressionantes para o seu tamanho compacto. Na Ilha Norte, onde vivem três quartos da população, os verões são relativamente quentes e há praias perfeitas (como as da Península de Coromandel) tanto para os surfistas quanto para quem quer simplesmente se dourar ao sol. Mas os seus principais trunfos escondem-se no interior: vulcões ativos, gêiseres, lagos multicoloridos e outras formações geológicas inusitadas formam cenários que parecem de outro mundo (não à toa, alguns deles, como o Monte Tongariro, serviram de pano de fundo para a trilogiaO Senhor dos Anéis). Já na esparsamente povoada Ilha Sul, uma terra de invernos gélidos e verões amenos, as atrações são os picos nevados, os gigantescos glaciares, a costa povoada por focas e baleias e alguns dos fiordes mais belos do planeta – Milford Sound, Doubtful Sound, entre outros. Somem-se a esses recursos naturais vinhos esplêndidos, cidades vibrantes como Auckland e Christchurch, gente amável e uma infraestrutura exemplar de turismo sustentável, e eis um dos destinos mais completos e sedutores da face da Terra.

O que também torna a Nova Zelândia tão atraente para jovens e amantes da natureza são as excelentes opções de esportes de aventura, principalmente próximos a Queenstown. Lembre-se que alguns dos maiores exploradores polares e Edmund Hillary, um dos primeiros homens a escalar o monte Everest, são neozelandeses. Aqui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com