TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Albufeira do Azibo

Por:   •  19/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 13

Atividades económicas em áreas protegidas:

Albufeira do Azibo

[pic 2]

Elaborado por:                                                                                                  Docente:                                        

António Melim                                                                                                Luís Moreira

Daniel Oliveira

Nuno Lira

Índice

Introdução…………………………………………………………………..2

Localização geográfica, características físicas e climáticas …………………3 Biodiversidade ………………………………………………………………….4

Diploma de criação……………………………………………………………..5

Planta de condicionantes ………………………………… …… ……… ……6

Características demográficas …………………………………………………7

Economia ………………………………………………………………………9

Conclusão……………………………………………………………………...12

Bibliografia……………………………………………………………………..13

Introdução

A Albufeira do Azibo é um ponto de interesse na região de Trás-os-Montes e Alto Douro e privilegia do facto de estar inserida na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo (PPAA). Devido a esse estatuto, as atividades económicas tiveram que se adaptar de forma a não causar riscos ambientais. A barragem foi construída no início dos anos 80 e tem uma capacidade de armazenamento de água que permitiu criar as condições propícias à formação de um ecossistema, capaz de atrair numerosas espécies de aves migratórias que atraem vários observadores e amantes da natureza. Esta importante Área Protegida está integrada na Rede Natura 2000.

Existem diversas limitações por parte da gerência da albufeira no que diz respeito à existência das atividades económicas em redor da mesma devido à existência deste ecossistema. Estas limitações consistem na existência dos Planos de Ordenamento do território na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, que exigem uma boa preservação e gestão deste espaço.

Dadas estas limitações, iremos explicar como se desenrola a economia local tendo em conta as várias limitações, tendo em conta alguns fatores demográficos, que só por si são capazes de dar uma noção do paradigma socioeconómico desta região. Com a análise dos dados iremos explicar que influência tem a Albufeira do Azibo na economia de Macedo de Cavaleiros e vice-versa.

Associado à albufeira, a questão da sazonalidade, traz algum constrangimento aos habitantes locais da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, causado pelo turismo excessivo em algumas fases do Verão. Também existem conflitos com os diversos planos de ordenamento do território que devem atuar e não podem devido a não respeitarem outros já implementados.

Antiga maior Albufeira da Europa, de terra batida, possui muitos aspetos importantes que ajudam a uma melhor dinamização do concelho a que esta pertence. Aspetos estes, relacionados principalmente com a promoção de atividades desportivas e gastronómicas durante todo o ano.

Localização geográfica, características físicas e climáticas

                                                                       

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo tem uma área de 4 897ha, situando-se a 30km de Bragança, no concelho de Macedo de Cavaleiros onde abrange as Freguesias de Vale da Porca, Podence e Santa Combinha. [pic 3][pic 4]

Faz parte da bacia hidrográfica do rio Sabor e este, por sua vez, da do rio Douro. Tem uma capacidade total de 54.470.000m³ e uma capacidade útil de 46.670.000m³. A albufeira do Azibo, formada por três linhas de água - o rio Azibo (13 Km), e as ribeiras do Azibeiro (7,3 Km) e do Reguengo (7,8 Km) - faz parte da bacia hidrográfica do rio Sabor e este, por sua vez, da do rio Douro.

 

[pic 5]

[pic 6]

        O clima de Macedo de Cavaleiros tem a característica de ter verões muito quentes e secos, e invernos muito frios, podendo atingir amplitudes térmicas anuais a rondar os 40ºC. A precipitação chega ao seu pico no mês de dezembro, e os mínimos coincidem com os meses mais quentes. O clima desta região potencializa o turismo fluvial na Albufeira, atraindo banhistas portugueses, espanhóis e emigrantes, mas também é um dos grandes responsáveis da sazonalidade do turismo na região.

As condições climáticas e a fertilidade do solo fazem do concelho um bom produtor de excelentes vinhos, cereais, carne de bovino, ovino e caprino, azeite e castanha.

        

Biodiversidade

Fauna

A Albufeira do Azibo é conhecida pela grande quantidade de espécies de aves, muitas delas migratórias, exemplo do tartaranhão-caçador que chega na primavera e por lá permanece até ao início do outono. Temos ainda a cegonha branca e diversas espécies de águias. [pic 7][pic 8]

Também são várias as espécies de mamíferos, casos da lontra, texugo e raposas, espécies que têm uma maior atividade durante anoite, sendo portanto, de difícil avistamento.

Flora

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, em parte incluída na Rede Natura 2000, constitui uma interessante montra de flora mediterrânica e atlântica. A par do carvalho-cerquinho, e castanheiros, que coabitam com áreas de lameiro, surge a oliveira, o sobreiro,  e a vinha.  A presença de vegetação rasteira também é abundante; menos presentes são as orquídeas.

Diploma de criação

’’O Plano de Ordenamento da Albufeira do Azibo (POAA) foi aprovado por despacho conjunto dos Ministros do Planeamento e da Administração do Território e do Ambiente e Recursos Naturais, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 133, de 8 de Junho de 1993.(…)’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (492.5 Kb)   docx (516.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com