TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENÁRIO AGRÁRIO DO PAÍS, A PARTIR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, AVANÇOS E TEROCESSOS RELACIONADOS AO CAMPO.

Artigos Científicos: O CENÁRIO AGRÁRIO DO PAÍS, A PARTIR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, AVANÇOS E TEROCESSOS RELACIONADOS AO CAMPO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

O CENÁRIO AGRÁRIO DO PAÍS, A PARTIR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, AVANÇOS E TEROCESSOS RELACIONADOS AO CAMPO.

A globalização mundial e novas medidas tomadas politicamente concebeu novas aberturas comercial em relação a não industrialização o Brasil retornou-se nos tempos e agro exportação redefinindo o papel da agricultura principalmente a familiar ligado ao mercado interno, esse desenvolvimento se deu pelo fato da redução dos recursos das políticas agrícolas; os estoques de alimentos foram se acabando, com isso ocorreram estímulos no agronegócio, passando então a ser prioridade a política do agronegócio e da agricultura domestica.

Que de acordo com Delgado (2005), em 1999 ocorreu o grande relançar do agronegócio embutido nesse relançamento vieram novas medidas e programas políticos: investimentos na criação de novas infraestruturas que tinham como objetivo a criação de espaços territoriais, os meios de transporte e novos corredores ligados ao comercio do agronegócio.

Reestruturação do órgão do governo de Pesquisa a Embrapa, influenciando as novas pesquisas, a taxa cambial foi desvalorizada, levando o agronegócio brasileiro a se tornar competitivo no cenário internacional.

A década de 1990 marcou decisivamente as relações de economia com o ambiente rural democratizando a política e as relações no campo, surgindo os agricultores familiares, os sem terra e os assentados.

Hoje a preocupação é a dinamização da produção referente a sua diversificação, nos assentamentos passam a reinventar novos modelos de agricultura familiar para melhorar a qualidade de vida e a renda, no entanto ao tentar gerar rendas maiores a agricultura familiar pode perder-se distanciando de sua cultura própria e perder sua soberania.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

GERBELLI, Luiz Guilherme. Puxada Pelo Agronegócio, Centro-Oeste É a Região que mais cresce no Brasil. O Estado de São Paulo. 2012.

DELGADO, G. da C. Tensões externas e internas sobre os preços dos alimentos: fatores explicativos. In: Abastecimento e segurança alimentar. O crescimento da agricultura e a produção de alimentos no Brasil. Brasília: CONAB, 2008. p. 23-32.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com