TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desflorestamento

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.456 Palavras (14 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 14

1.Introdução

A degradação ambiental teve maior ênfase com a Revolução Industrial. A partir dela houve um processo acelerado de urbanização e índice elevado de consumo, principalmente de bens naturais, sem as condições e o tempo necessário para que a natureza consiga realizar o seu ciclo e assim se recompor.

A situação ambiental vem agravando-se cada vez mais e, o planificar ambientalmente significa trazer as alternativas para melhorar o equilíbrio entre o meio social e o meio ambiente, embora sejam integrados e juntos formam o ambiente, mas o predomínio da acção antrópica vem sendo o principal desafio para a questão ambiental, pois, o panejamento tem como um dos objectivos prever a participação de diversos sectores da sociedade levando em consideração a questão económica, que, nem sempre está focada no mesmo objectivo.

O tema Mudanças Climáticas é um dos grandes desafios da humanidade para o século XXI. Há fortes evidências científicas de que essa mudança se deve ao aumento da concentração de determinados gases na atmosfera, resultantes da actividade humana. O processo de aquecimento

global afectará os recursos naturais, o acesso à água, a produção de alimentos, a saúde e o meio ambiente.

Neste óptica a questão do clima será analisada pela sua dimensão ambiental e, em seguida sobre sua relação com a produção e consumo.

O presente trabalho cujo tema é mudanças climáticas em Moçambique e tem como objectivo analisar o impacto das mudanças climáticas e, o mesmo será composto para além da presente introdução, pela problematização, objectivos, justificativa, metodologias de pesquisa, considerações finais e referenciais bibliográficas.

Para a realização do mesmo, baseará-se na consulta bibliográfica, observação como técnica que poderão oferecer bases científicas para sustentar o presente trabalho.

1.1.Objectivos

1.1.1.Objectivo geral

• Analisar os impactos das mudanças climáticas .

1.1.2.Objectivo específicos

• Definir mudanças climáticas;

• Identificar as causas das mudanças climáticas;

• Identificar as evidencias das mudanças climáticas em Moçambique, e;

• Identificar as consequências das mudanças climáticas na produção agrícola;

1.2. Metodologias

Para o alcance dos objectivos acima descritos neste trabalho recorreu-se a consulta bibliográfica que deu bases científicas sobre os problemas ambientais constatados em Gaza, bem como na definição de alguns conceitos ligados ao tema.

Segundo LAKATOS & MARCONI (2010:68) a pesquisa bibliográfica tem como objectivo principal encontrar soluções ao problemas formulados e, e usado para sustentar qualquer que seja o trabalho para que tenha uma postura cientifica. Este método suporta a parte teórica de trabalho com vista a dar melhor percepção do tema em estudo.

1.3. Justificativa

O presente trabalho surge na disciplina de tema transversal aliada a A visão contemporânea das organizações com relação ao meio ambiente insere-se no processo de mudanças que vem ocorrendo na sociedade nas últimas décadas e que faz com que a qualidade de vida seja vista como um desafio com claras responsabilidades sociais no uso do meio.

Pretende se com trabalho despertar a preocupação na sociedade com a qualidade do ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais, reflectir na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes, à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à super exploração de recursos naturais.

É importante estudar as mudanças climáticas pois pretendemos trazer sugestões para combater e ou mitigar os efeitos causados pelo problema de forma que este não cause danos maiores ao meio ambiente e, consequentemente aos residentes nesta área assim como a biodiversidade existente.

Achamos ainda que este tema é bastante importante a nível académico na medida em que os outros estudantes e as instituições que superintendem a área ambiental poderão o consultar para realizar algumas pesquisas de suporte em volta do tema.

1.4.Contextualizacao

As mudanças climáticas já afetam a disponibilidade de recursos naturais, impactando o acesso à água, a produção de alimentos e a saúde1. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com