TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desflorestamento

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.456 Palavras (14 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 14

1.Introdução

A degradação ambiental teve maior ênfase com a Revolução Industrial. A partir dela houve um processo acelerado de urbanização e índice elevado de consumo, principalmente de bens naturais, sem as condições e o tempo necessário para que a natureza consiga realizar o seu ciclo e assim se recompor.

A situação ambiental vem agravando-se cada vez mais e, o planificar ambientalmente significa trazer as alternativas para melhorar o equilíbrio entre o meio social e o meio ambiente, embora sejam integrados e juntos formam o ambiente, mas o predomínio da acção antrópica vem sendo o principal desafio para a questão ambiental, pois, o panejamento tem como um dos objectivos prever a participação de diversos sectores da sociedade levando em consideração a questão económica, que, nem sempre está focada no mesmo objectivo.

O tema Mudanças Climáticas é um dos grandes desafios da humanidade para o século XXI. Há fortes evidências científicas de que essa mudança se deve ao aumento da concentração de determinados gases na atmosfera, resultantes da actividade humana. O processo de aquecimento

global afectará os recursos naturais, o acesso à água, a produção de alimentos, a saúde e o meio ambiente.

Neste óptica a questão do clima será analisada pela sua dimensão ambiental e, em seguida sobre sua relação com a produção e consumo.

O presente trabalho cujo tema é mudanças climáticas em Moçambique e tem como objectivo analisar o impacto das mudanças climáticas e, o mesmo será composto para além da presente introdução, pela problematização, objectivos, justificativa, metodologias de pesquisa, considerações finais e referenciais bibliográficas.

Para a realização do mesmo, baseará-se na consulta bibliográfica, observação como técnica que poderão oferecer bases científicas para sustentar o presente trabalho.

1.1.Objectivos

1.1.1.Objectivo geral

• Analisar os impactos das mudanças climáticas .

1.1.2.Objectivo específicos

• Definir mudanças climáticas;

• Identificar as causas das mudanças climáticas;

• Identificar as evidencias das mudanças climáticas em Moçambique, e;

• Identificar as consequências das mudanças climáticas na produção agrícola;

1.2. Metodologias

Para o alcance dos objectivos acima descritos neste trabalho recorreu-se a consulta bibliográfica que deu bases científicas sobre os problemas ambientais constatados em Gaza, bem como na definição de alguns conceitos ligados ao tema.

Segundo LAKATOS & MARCONI (2010:68) a pesquisa bibliográfica tem como objectivo principal encontrar soluções ao problemas formulados e, e usado para sustentar qualquer que seja o trabalho para que tenha uma postura cientifica. Este método suporta a parte teórica de trabalho com vista a dar melhor percepção do tema em estudo.

1.3. Justificativa

O presente trabalho surge na disciplina de tema transversal aliada a A visão contemporânea das organizações com relação ao meio ambiente insere-se no processo de mudanças que vem ocorrendo na sociedade nas últimas décadas e que faz com que a qualidade de vida seja vista como um desafio com claras responsabilidades sociais no uso do meio.

Pretende se com trabalho despertar a preocupação na sociedade com a qualidade do ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais, reflectir na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes, à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à super exploração de recursos naturais.

É importante estudar as mudanças climáticas pois pretendemos trazer sugestões para combater e ou mitigar os efeitos causados pelo problema de forma que este não cause danos maiores ao meio ambiente e, consequentemente aos residentes nesta área assim como a biodiversidade existente.

Achamos ainda que este tema é bastante importante a nível académico na medida em que os outros estudantes e as instituições que superintendem a área ambiental poderão o consultar para realizar algumas pesquisas de suporte em volta do tema.

1.4.Contextualizacao

As mudanças climáticas já afetam a disponibilidade de recursos naturais, impactando o acesso à água, a produção de alimentos e a saúde1. Os impactos oriundos das mudanças climáticas podem gerar grandes perdas econômicas. Em grande parte, sua urgência está associada com a nossa incapacidade de agir efetivamente nas últimas duas décadas – estamos discutindo mudanças climáticas há pelo menos 20 anos – para reduzir as emissões globais de GEE. O Protocolo de Quioto (acordo internacional voltado para a redução das emissões de GEE), assinado em 1997, somente entrou em vigor em 2005, e mesmo assim sem a presença do então principal emissor do planeta, os Estados Unidos. Hoje, ainda em vigor, ele trata apenas de uma parte do problema, visto que o Protocolo não prevê compromissos obrigatórios de redução para os países emergentes, que hoje são muito mais representativos no consumo das emissões do que há 20 anos (especialmente China, Índia e Brasil).

Elevados índices de pobreza e elevada dependência na agricultura de sequeiro conferem a Moçambique uma elevada vulnerabilidade aos desastres naturais induzidos pelas mudanças climáticas. Ademais, Moçambique é considerado como sendo um dos países africanos que será severamente afectado pelas mudanças climáticas devido a sua localização geográfica – o país encontra-se a jusante de muitos rios da África Austral.

2.As mudanças climáticas: conceito

Mudança climática refere-se a uma variação estatisticamente significativa nas condições médias do clima ou em sua variabilidade, que persiste por um longo período geralmente décadas ou mais. Pode advir de processos naturais internos ou de forçamentos naturais externos, ou ainda de mudanças antropogênicas persistentes na composição da atmosfera ou no uso do solo. (IPCC, 2001).

Mudanças climáticas é uma alternância na distribuição estatística de tempo padrões quando essa ocorrência tem a duração de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com