TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neoliberaslismo

Por:   •  26/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 5

VIADUTO DE MILLAU

ESCOPO

Justificativa e objetivos

O projeto do viaduto de Millau será realizado para dar sequencia a via expressa realizada nos anos 80, que liga Paris a Espanha, só que essa rodovia tem um grande obstáculo, que é um dos maiores vales da França, sobre o rio Tarn, nas aproximidades da cidade de Millau.

O objetivo do projeto é diminuir o tempo de percurso que é de mais de uma hora em apenas 32 minutos, e também diminuir o transito dentro da cidade de Millau considerada a cidade com pior transito da França, principalmente na época de verão, quando os turistas descem para o litoral.

A previsão é iniciar a obra até 10 de outubro de 2001, com termino previsto para 3 anos, tempo recorde para esse tipo de construção.

Para iniciar o projeto foi preciso contratar o arquiteto inglês Norman Foster e o engenheiro francês Michel Virlogeux.

Premissas

Criar uma fabrica de concreto no local, para realização do enchimento dos pilares, que terão que ter a mesma tonalidade de cores e acabamento perfeito.

Descrição

A ponte tendo como horizonte 120 anos de vida útil.

Oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto armado.                                                                   A pista de 36.000 toneladas, comprimento de 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura.                                                                                                 Maior pista suportada por cabos do mundo.                                                           Seis vãos centrais de 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada.  

A pista de rolagem terá uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dará aos motoristas excelente visibilidade. Comportando duas faixas de tráfego de cada lado.                                           Os pilares serão construídos de concreto moldado no local                                          Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas e contendo a mesma tonalidade                                                                                              Os pilares serão construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.

Métodos construtivos 

Montagem dos pilares: Os pilares serão construídos todos ao mesmo tempo a fim de otimização de tempo de construção. Eles serão moldados no local com formas deslizantes. Os pilares são vazios para economia de concreto e razões estruturais (o concreto no centro do pilar quase não participa da resistência ao momento que é a mais crítica). A fôrma exterior é fixada sobre trilhos e com ajuda de êmbolo era elevada de 4 em 4 metros. A fôrma interior será elevada com a grua montada junto com o pilar.

O posicionamento minucioso das fôrmas serão realizado graça a aparelhos GPS que permitiam ter uma precisão de 5mm na colocação das fôrmas. Esse ponto foi crucial para a realização desses pilares dado a altura apresentada por eles.


Construção do tabuleiro: O originalidade da Eiffage TP foi de montar um projeto de tabuleiro de concreto e um com aço a fim de comparar as duas alternativas.
Resultou que a solução do tabuleiro aço foi escolhida para as seguintes razões:
-A estrutura ficou mais leve e mais fina (36.000 toneladas para a solução aço e 120.000 toneladas para a solução concreto);
-O tempo de construção diminui;
-Mais segurança na realização da obra (pré montagem em usina, lançamento desde plataforma, somente 4% de trabalhos em elevação);
-Diminuição do número de estais e da importância da fundações;
-Redução da altura do tabuleiro (4,20m para a solução aço contra 4,60m para a solução concreto);
-Redução dos custos;

A realização das peças de aço foi realizada pela empresa Eiffel Construction Métallique. Foi usado aço da alta resistência para permitir a realização da um tabuleiro mais esbelto. Para atender a demanda e os prazos a empresa adquiriu novas máquinas para automatizar o processo de soldagem, isso pediu uma formação especial dos empregados da empresa e uma industrialização do processo de construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com