TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é poluição?

Por:   •  7/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5
  1. O que é poluição?

Quando ouvimos a palavra poluição, podemos entender que é a interferência do homem na natureza, por introduzir sutilmente ou diretamente, substâncias, naturais ou químicas, que causam uma reação negativa no ambiente, provocando danos à saúde de todos os seres vivos.

  1. Caracterize a poluição da água:

A poluição é resultado das alterações de sua qualidade e que tornam imprópria para o consumo e para a natureza. E a principal responsável pela poluição é a ação humana por atitudes medíocres. A contaminação da água também ocorre por:

  • resíduos de aterros sanitários mal instalados;
  • lixões a céu aberto;
  • lançamento de esgoto doméstico nas águas.

E tudo isso pode causar grande contaminação que pode afetar direto a natureza e nós seres humanos.

C) Quais são os principais poluentes da água?

O ser humano pode ser prejudicado pelos produtos químicos quando fazem contato com a água esse contato pode trazer doenças e problemas graves para o corpo do humano. Os poluentes mais comuns das águas são:

  • Fertilizantes agrícolas;
  • Agrotóxicos;
  • Esgoto doméstico e industrial;
  • Compostos orgânicos sintéticos;
  • Plásticos;
  • Petróleo;
  • Metais pesados.

D) Como evitar a poluição da água?

Cada indivíduo é responsável pelos efeitos causados, positivos ou negativos, de suas atitudes. Vai de cada um se conscientizar e fazer a sua parte.

Algumas atitudes para evitar/amenizar a poluição da água:

  • Não descarte o óleo de cozinha no ralo. Guarde o produto em uma garrafa e entregue para uma cooperativa para que possa ser transformado em sabão;
  • Não utilize pesticidas ou herbicidas nas plantas;
  • Jogue o lixo sempre em local adequado e amarre bem os sacos antes de colocar na lixeira;
  • Não jogue nenhum tipo de material, como sacolas plásticas e embalagens, em rios, lagos e mares;
  • Não descarte medicamentos ou outros materiais no vaso sanitário. Algumas farmácias fazem coleta de remédios vencidos;
  • Reduza o desperdício de água, fechando as torneiras ao escovar os dentes, o chuveiro durante o banho, entre outras;
  • Evite a erosão do solo, promovendo a cobertura vegetal nos locais com essa tendência;
  • Diminua os produtos químicos para limpar a casa, opte por produtos biodegradáveis.

E) Comente as formas de combater a poluição na água:

  1. Diminua o consumo de plástico: O plástico é um dos maiores vilões do planeta. E o pior é que na natureza não existem tantas formas para destruí-lo, gerando um lixo ambiental, assim afetando todos os ecossistemas do planeta. Então evite o consumo de produtos que tenham plástico como parte fundamental.
  2. Recicle: A reciclagem é algo que todos devem praticar. Quanto mais pessoas procurarem separar o próprio lixo, melhor será. Esse hábito é algo que começa dentro de casa, incentivando as pessoas ao seu redor a fazer o mesmo.
  3. Descarte corretamente o óleo e os produtos de limpeza: A água e óleo não se misturam, mas também são complicados de se separar. Ao jogar óleo no ralo, uma hora ou outra vai chegar nos abastecimentos de água, isso também vale para os produtos de limpeza.
  4. Não jogar remédios no vaso sanitário: Isso não é uma boa ideia, ao descartar remédios vencidos no vaso sanitário prejudica a utilização por ser dejetos químicos.
  5. Cuidado com o sabão em máquinas de lavar louças e roupas: Os maiores gastadores de água em uma casa são a máquina de lavar e o chuveiro, mas como o sabão é algo químico acaba contaminando. Então como não se pode deixar de lavar roupas, faça isso de maneira mais consciente.

F) Pesquise locais que já tiveram ou que possuem o maior registro de poluição da água, quais os problemas que essa poluição causou para a região e quais são as iniciativas que estão sendo tomadas para combatê-la:

Rio Citarum

Se situa na Ásia, nasce nas encostas do Monte Wayang, na Ilha de Java, e tem mais de 300 Km de extensão até desaguar no Mar de Java, e passa por perto da capital da Indonésia, Jacarta.

É considerado o rio mais poluído do mundo, devido a contaminação de dejetos domésticos e industriais. O instituto Blacksmith fez testes que apontaram níveis de chumbo mil vezes mais altos que o aceito internacionalmente e quatro vezes maiores do que o recomendado de magnésio foram encontrados.

Esse rio fornece água para cerca de 80% da população local, além de irrigar fazendas de grande produção e atender as necessidades de 2 mil fábricas da região, mesmo com tal nível altíssimo de poluição.

Porém, o governo da Indonésia, pretende nos próximos 15 anos, investir cerca de 3,5 bilhões de dólares na revitalização do rio, que abastece 9 milhões de pessoas.

G) De que forma a poluição da água contribui para o aquecimento global?

A água tem se tronado mais ácida porque absorve mais CO², que prejudica o desenvolvimento dos corais. A poluição de barcos e a pesca de predadores estariam também afetando a vida marinha. Chama a atenção zonas mortas, lugares extremamente afetados pela poluição de fertilizantes.

“Não damos importância aos oceanos. Eles nos protegem do aquecimento global, ao absorver o CO² da atmosfera. Enquanto a temperatura terrestre está mais calma, os oceanos continuam aquecidos.

A maioria da população e os outros formuladores de políticas públicas nem se importam com o que está acontecendo e, não veem a gravidade da situação.”

O documento pede que os governos diminuam o aumento de CO² no nível de 450 partes por milhão, e, média de volume. Além desse monte, os oceanos podem estar acima da superfície de acidez alta até o fim deste século, já que o CO² é absorvido pela água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com