TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é sarampo

Seminário: O que é sarampo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Seminário  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

O que é sarampo

O sarampo é um doença séria que cau-sa febre, manchas na pele e outras compli-cações. Sarampo é causado por um vírus e se espalha facilmente de pessoa para pes-soa, atacando principalmente crianças até 10 anos, mas esporadicamente adultos também.

Sintomas do sarampo

Os sintomas do sarampo começam em tor-no de 10 dias depois da exposição e a do-ença dura de 1 a 2 semanas. O sarampo começa com nariz escorrendo, olhos ver-melhos e lacrimejantes, tosse e febre alta.

Nos primeiros dias pequenas manchas bran-cas aparecem na boca. Depois de 2 a 4 dias manchas vermelhas começam a aparecer na face e se espalham para baixo em direção aos braços e pernas. Essas manchas geral-mente duram de 4 a 7 dias e aparecem em torno de 14 dias após a exposição. Pessoas com sarampo podem contagiar outros por pelo menos 4 dias depois que as manchas apa-receram.

Complicações do sarampo

O sarampo pode ocasionar infecção no ou-vido, diarréia e encefalite (inflamação no cérebro que pode levar a convulsões, sur-dez ou retardamento mental). Em raras o-casiões o sarampo pode ser fatal. Em mu-lheres grávidas o sarampo pode ocasio-nar aborto espontâneo ou parto prematuro.

Como o sarampo se espalha

O vírus do sarampo pode ser encontrado em gotículas e secreções do nariz e gar-ganta de uma pessoa infectada, e pode contaminar objetos que ela entrar em con-tato. O vírus do sarampo também pode se espalhar pelo ar por onde passou uma pessoa infectada até 2 horas antes.

Quem sofre o risco de contrair sarampo

* Bebês que são muito novos para ser imu-nizados (menos de 9 meses de idade).

* Aqueles que não receberam vacina con-tra sarampo por alguma razão.

* Pessoas com sistema imunológico enfra-quecido, bebês e mulheres grávidas têm mais risco de ter caso severo de sarampo.

Prevenção do sarampo

O sarampo pode ser prevenido através da vacinação. A vacina contra sarampo é combi-nada com as para rubéola e caxumba com o nome de MMR, sendo dada em duas doses, primeira aos 9 meses e a segunda aos 15 meses. As pessoas com sarampo devem limi-tar o contato com outros até que tenham se passado 4 dias desde que as manchas apa-receram. Pessoas que tiveram contato com outros com sarampo e não se vacinaram de-vem procurar um médico imediatamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com