TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é urbanização

Ensaio: O que é urbanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Ensaio  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

- A questão Urbana Atual

- Influência urbana no campo

- Metrópoles e cidades globais

• O que é urbanização?

Urbanização é o processo de afastamento das características rurais de um lugar ou região, para características urbanas. Geralmente, está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia.

• Para uma cidade ser considerada urbanizada, que aspectos são indispensáveis?

Uma cidade urbanizada precisa ter saneamento básico, nele estão envolvidos água, esgoto, gás, eletricidade e/ou serviços urbanos como transporte, educação, saúde etc.

• O que é uma cidade global?

Conhecidas como metrópoles mundiais, as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial.

O que é Urbanização?

Urbanização é o processo de afastamento das características rurais de um lugar ou região, para características urbanas. Geralmente, está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Urbanização é o conjunto dos trabalhos necessários para dotar uma área de infraestrutura, como água, esgoto, gás, eletricidade e/ou serviços urbanos como transporte, educação, saúde e etc.

A Urbanização Brasileira.

Este processo teve início principalmente a partir dos anos 1940/1950, quando o país recebeu um novo impulso industrial, econômico e financeiro por meio da chegada de novas empresas e pelo empreendimento de grandes obras de infraestrutura. Este impulso se deu, em muito, pelo plano de ações estabelecido pelo governo do então presidente Juscelino Kubitschek, os chamados "50 anos em 5" – que foi atrativo para os trabalhadores migrassem para as regiões mais urbanizadas do país naquela época, principalmente os estados da região sudeste.

Além disso, algumas décadas adiante, a estabilidade da economia nacional impulsionou o desenvolvimento econômico das regiões mais pobres do país, como o norte e o nordeste, locais em que o consumo e a especulação imobiliária estão ganhando cada vez mais espaço.

Como a urbanização afeta as pessoas?

Em virtude da modernização do campo, assiste-se a uma verdadeira explosão de pessoas carentes, que encontram nas grandes cidades seu único refúgio. Como as industrias absorvem cada vez menos mão-de-obra e o setor terciário apresentam um lado moderno, que exige qualificação profissional, a urbanização brasileira vem caminhando lado a lado com o aumento da pobreza e a deterioração crescente das possibilidades de vida digna aos novos cidadãos urbanos. Os moradores da periferia, das favelas e dos cortiços tem acesso a serviços de infraestrutura precários. O espaço urbano, quando não oferece oportunidades, multiplica a pobreza.

As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com