TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTE MÉDIO

Exames: ORIENTE MÉDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTE MÉDIO

O Oriente Médio já foi dominado por grandes impérios como o persa, o árabe e o otomano. Eles foram responsáveis por criar a cultura e as tradições árabes, como por exemplo a dança do ventre. Essa região é considerada um local de intensa divergência religiosa e política. É marcada por diversos conflitos e tem áreas que são disputadas por diversas potências em busca de localização estratégica e devido à grande reserva de petróleo. Surgiram, nesses países, três religiões: o judaísmo, islamismo e cristianismo.

É comum os países pertencentes ao Oriente Médio estarem envolvidos em guerras e rebeliões. Os principais conflitos que ocorreram e ocorrem são: conflito entre árabes e israelenses, guerra no Líbano, problemas entre o Irã e o Iraque, Guerra do Afeganistão, Guerra do Iraque, dentre outras.

Economia

Os países pertencentes ao Oriente Médio têm como base econômica a exploração do petróleo (confira outras fontes de energia), pois essa região mantém a maior reserva mundial dessa fonte de energia. Devido a isso, foi criada, em 1960, a OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Outra base da economia é a agropecuária, que utiliza pouca tecnologia e mecanização. O problema da agropecuária é o clima das regiões que impede o crescimento e a demanda dessa produção.

A indústria não representa uma parcela significativa da economia do Oriente Médio. Nos países que mais investem na extração de petróleo, há empresas petroquímicas e refinarias. Além disso, existem indústrias no ramo têxtil e alimentício; porém, sem muita expressão.

Religião

O islamismo foi fundado pelo profeta Maomé, no século VII, na Arábia. Essa religião pode ser encontrada em diversos países, mas o número de seguidores é maior no Oriente Médio e na África. A religião islâmica é monoteísta porque possui apenas um Deus, Alá. Os seguidores do islamismo seguem o Alcorão, o livro sagrado que contém as revelações recebidas por Maomé do anjo Gabriel.

Os muçulmanos, seguidores dessa religião, acreditam que há vida após a morte e em Juízo Final. Para eles, existem três locais sagrados. O primeiro é a cidade de Meca, local onde está situada a pedra negra. O segundo local é a cidade de Medina, onde foi construído por Maomé o primeiro templo (mesquita). A última localidade sagrada é Jerusalém, considerada a cidade onde o profeta foi para o céu ao encontro de Moisés e Jesus no Paraíso.

Nos países pertencentes ao Oriente Médio, há, ainda, milhões de cristãos pertencentes às igrejas árabes (copta ou maronita) e judeus que vivem principalmente em Israel.

Turismo

O Oriente Médio tem muitos lugares que ainda não foram totalmente explorados pelos ocidentais, e, por isso, causa grande curiosidade. Nos últimos anos alguns países têm se esforçado para transformar a região em um centro turístico. O importante é conquistar a confiança dos turistas que têm receio dos diversos conflitos que ocorrem e do fanatismo religioso em alguns países.

Países como Omã e Emirados Árabes Unidos possuem uma boa estrutura para oferecer aos viajantes. Esses dois países se destacam porque têm muito dinheiro proveniente do petróleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com