TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OVulcanismo

Por:   •  29/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

América do Sul – vulcanismo e sismicidade

A américa do Sul não ocorre muitos terremotos por conta de estar distante da placa tectônica, porém a sua costa oeste está situada muito próximo da placa tectônica do atlântico sul e Nazca, as placas da região do Chile vão uma para cada direção, por conta disso o Chile sofre bastante, e também é por conta disso que a muitas montanhas naquela região, choque entre placas. O vulcanismo está muito presente também no Chile, os principais vulcões da América do Sul estão lá.

África – vulcanismo e sismicidade

O vulcanismo na África está bem presente na região da Etiópia, Somália e Moçambique onde estão ativos vulcões intraoceânicos. No nordeste da África, a região desértica está rachando, e o mar sofre grandes alterações por conta das rachaduras e vulcões presentes, fazendo com que a água avance sobre a terra.

América do Norte – Vulcanismo e sismicidade

Na américa do Norte está presente um supervulcão, mais precisamente nos Estados Unidos, ele é localizado no Parque Nacional de Yellowstone, por vez seu nome é Yellowstone por conta da cor amarelada das rochas que possuem grande quantidade de enxofre. Na américa do Norte ocorre o mesmo caso da América do Sul, a placa tectônica corta a região oeste do continente sendo assim, nas demais regiões não há a presença de vulcões e sismos que possam ser considerados “fatais”.

América Central – Vucanismo e sismicidade

A América central está localizada em zonas de convergência de placas, ouve um abalo no Haiti com magnitude de 7.0 na escala Richter no dia 22 de Janeiro de 2010, foi uma abalo terrível que devastou o local, segundo pesquisadores foi um evento chamado “Transcorrente”, que é quando uma placa vai para uma direção e não quando se chocam, o mesmo ocorre na região do Chile (América do Sul). No continente o vulcão mais ativo é o Pacaya. Outra curiosidade é que o relevo das Ilhas do Caribe é constituído por montanhas formadas por eventos vulcânicos, um deles ativo como é o caso do Pelée localizado em Martinica.

Ásia - sismicidade

A Ásia possui o Cinturão do Fogo localizado no Japão onde confluem quatro placas tectônicas, sismos na Ásia são muito comuns, o Monte Everest localizado na China é a maior montanha do mundo, montanhas são causadas por esses eventos naturais de sismicidade.

Ásia - vulcanismo

Não podemos citar o vulcanismo na Ásia sem deixar de falar no Japão, o Japão apesar de todos os seus problemas naturais, é extremamente desenvolvido, bom, o Monte Fuji localizado no Japão é um vulcão ativo, porém de baixo risco de erupção ele é o mais alto vulcão do Japão.

Oceania – Vulcanismo e sismicidade

A Oceania é uma área muito instável, sismos e vulcões ocorrem frequentemente, terremotos e erupções vulcânicas não são “famosas” no continente, porém foi por conta disso que todas as ilhas menores presentes no continente vieram a existir, há um grupo de ilhas chamados “Ilhas Continentais” que é um exemplo disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com