TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Geografia

Artigo: Oficina De Geografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

A geografia vincula conceitos territoriais, caráter político, econômicos e culturais e vem sendo produzida e organizada pelas sociedades sob diferentes condições históricas. Logo o espaço geográfico requer compreender a dinâmica de formação e transformação, que exige uma reflexão constante sobre os conceitos e as ações/relações sociais que são por ela condicionadas, controladas, limitadas e convidadas a agir.

Essas análises do espaço geográfico em termos metodológicos parte de uma contextualização, tomando a localidade como exemplo, para mais tarde refletir sobre territórios distantes, o que exige abstração

2. OBJETIVOS

• Apreciar as diversas visões de uma paisagem.

• Observar como os alunos lidam com a geografia da sua localidade.

• Desenvolver percepção visual, os pontos de referencia e representações gráficas.

3. CONTEÚDO

• Representação de paisagem na escala local.

• Noções cartográficas.

4. PUBLICO ALVO

O projeto será desenvolvido com alunos do ensino fundamental ciclo I da rede pública do município de Ibitinga.

6. DESENVOLVIMENTO

Dar uma volta com os alunos no quarteirão onde a escola se localiza, orientar os alunos a observar com bastante atenção a paisagem local destaque sem especial. Após essa volta, pedir aos alunos que façam individualmente um desenho do quarteirão visitado. O educador já portando fotos de alguns pontos de vista do quarteirão com uma máquina digital e apresente-as aos alunos, mostra também um mapa ou guia de ruas do quarteirão da escola. Depois de deixar os estudantes descobriram que as paisagens apresentadas são as do quarteirão da escola (da paisagem local) incentive a comparação dos desenhos do quarteirão de cada aluno com esses outros tipos de representação.

Após a familiarização dos alunos com os materiais, promove-se uma discussão para identificação e classificação dos diversos tipos de construção que existem no quarteirão, como um prédio comercial com objetivos comerciais (banco, restaurante), uma residência, a escola, uma praça.

Elaboração de um mapa simplificado do quarteirão com os alunos. O amarelo para as residências; o vermelho para o comércio; o verde para praças; o azul para a escola. Assim se conclui um conjunto de atividades que exercita as diversas visões de uma paisagem; a localização dos objetos geográficos que compõem essa paisagem; a classificação dos tipos de elementos e a produção de legenda: como resultado os alunos terão produzido uma representação cartográfica de diversidade (representação qualitativa).

7. AVALIAÇÃO

Com relação à localização, registra-se as aquisições do aluno sobre esse aspecto ao observarem e representarem o quarteirão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com