TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oriente Médio

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

Oriente Médio – países árabes

  1. Países árabes

É errado dizer que árabes e islâmicos são a mesma coisa, são dois conjuntos diferentes, o mundo islâmico é formado por países que predominam a religião islâmica, já o mundo árabe por países que falam o idioma árabe. Por isso nem todo islâmico é árabe. A liga árabe compreende 22 estados, nessa liga existem países da África e do oriente médio. Foi criada por influencia britânica durante a segunda guerra mundial, para incentivar que os povos árabes se unissem para lutarem contra a Alemanha.

Diferenças entre os países árabes

No oriente médio o petróleo é dividido bastante desigualmente, uns países têm em grande abundancia outros não tem. Em geral os países produtores e exportadores de petróleo são os que têm maior renda per capta, e os demais possuem um padrão de vida baixo. Existem exceções como Israel e Turquia que não dependem economicamente do petróleo.

O regime politico é variado, tem regime, tem republica e tem monarquias, mas em geral o poder politico está sempre monopolizado numa minoria da população.

Líbano

É um pequeno país montanhoso, com 10.452 km², e aproximadamente 4 milhões de habitantes. Já foi um dos países mais prósperos da região, mas hoje em dia está pobre, enfrentando problemas internos.

Os dois grandes problemas são: a vizinhança com Israel e consequentemente refugiados palestinos em seu território, e a divisão da população, em muçulmana, que defende a ida de palestinos, e a cristã, que não apoia e chega a se aliar a Israel.

Antes da sua independência era bastante rico, com o turismo gerando muitos recursos, comercio intenso, agropecuária desenvolvida, mas isso tudo acabou com a guerra civil libanesa, que arrasou o país. Tiveram dois motivos principais para essa guerra: a questão politica, que a constituição dizia que o cargo mais alto (presidência) só podia ser exercido por um cristão, o intermediário (primeiro-ministro) por um muçulmano sunita, e o mais baixo (chefe do Parlamento) por um muçulmano xiita. Isso foi resolvido a partir da quantidade de pessoas de cada religião na época, mas, com o decorrer do tempo os cristãos deixaram de ser a maioria, pois a taxa de natalidade dos islâmicos é maior, assim os islâmicos acharam injusto e entraram em guerra. O outro motivo é a questão religiosa, porque muitos refugiados palestinos chegam la, e uns apoiam (muçulmanos) outros não (cristãos).

Iraque

Tem 437.072 km². Já foi bem mais rico no passado devido ao petróleo, mas se encontra num estado de extrema penúria. Isso por causa da invasão de 2003 das tropas norte-americanas e aliados. O fim dessa guerra foi em dezembro de 2011. 

Turquia 

É um país especial por ser um ponto de contato do Oriente médio com a Europa, mas a união europeia não aceita fazer fronteira com os países problemáticos do oriente médio. Turquia ocupa território de 780.576 km², que fica entre dois continentes, o asiático (maior parte, 90%) e o europeu (minoria). População cerca de 78 milhões de habitantes.  A base industrial é boa, inclusive com indústrias automobilísticas, petroquímicas, e eletrônicas, e uma forte agricultura. Tem uma cidade histórica, Istambul, antiga Constantinopla. O principal motivo da Europa não aceitar a Turquia é o islamismo, e na Europa a maioria é cristã. O grande sonho da Turquia é se ingressar na união europeia, mas ele já foi rejeitado varias vezes por que eles usam um regime politico pouco democrático.  Ele tem uma relação difícil com a Grécia, primeiro por ser um pais europeu, e segundo porque tem uma disputa pela ilha de Chipre, e que ninguém sabe se é da Grécia ou da Turquia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com