TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ouropã - Ariquemes

Pesquisas Acadêmicas: Ouropã - Ariquemes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 7

EEEFM MATO GROSSO

JEANE COSTA DE MARIA

OUROPÃ

Ariquemes - RO

Monte Negro – RO

2014

JEANE COSTA DE MARIA

OUROPÃ

Ariquemes - RO

TRABALHO DE GEOGRAFIA

TURMA: 2º B

PROF: PAULO PAZINI

Monte Negro – RO

2014

INTRODUÇÃO

Um dos processos industriais que tem se mostrado eficiente na obtenção de produtos alimentícios é a extrusão. Em virtude da sua versatilidade operacional e suas múltiplas funções, esta tecnologia tem encontrado um vasto campo de aplicações, seja para a produção de alimentos para o consumo humano ou para o consumo animal. Na área de alimentos para o consumo humano, os biscoitos, crackers, wafers, etc.; cereais matinais e “snacks” prontos para o consumo com diversos formatos (bolinha, estrela, lua, concha, entre outros), diferentes tamanhos, cores e sabores, destinados aos mais variados consumidores.

Trata-se de um processo termomecânico e contínuo que combina as operações unitárias como misturar, amassar e modelar, com cocção ou não, para ampliar as possibilidades de elaboração de alimentos básicos ou alternativos, em alimentos de distinta forma, textura, cor e aroma. Seu princípio básico é a conversão de um material sólido em massa fluída pela combinação de umidade, calor, compressão e tensão de cisalhamento, e forçar sua passagem através de uma matriz para formar um produto com características físicas e geométricas pré-determinadas, obtendo-se, assim, a gelatinização do amido e/ou a desnaturação da proteína presente no alimento.

OUROPÃ

Desde sua inauguração, há mais de vinte e cinco anos, a Ouropã oferece produtos diferenciados, que levaram o segmento de produção de salgadinhos e biscoitos em Rondônia a outro nível de excelência. O delicioso sabor, marca dos produtos da Ouropã, é resultado de um trabalho regido pela alta qualidade: dos ingredientes, equipamentos e processos produtivos.

Esquema básico de uma extrusora:

Quanto ao seu funcionamento, o extrusor pode ser classificado em a quente ou a frio. Basicamente, quando o alimento é submetido a um tratamento térmico, o processo denomina-se cozimento por extrusão e classificado como extrusão a quente, em que o produto é aquecido pelo contato com as paredes da camisa desse equipamento ou pelo contato com a rosca aquecida internamente com vapor. Se durante o processamento não houver nenhum tratamento térmico, é classificado como um processo de extrusão a frio.

O cozimento por extrusão termoplástica é um processo chamado HTST, (“High-temperature/Short-Time), pois é realizado num curto espaço de tempo em alta temperatura. O material cru, parcialmente umedecido, é submetido à compressão a altas temperaturas e pressões, tipicamente 120-170ºC e 4-5 Mpa, em 4 a 5 segundos, na temperatura máxima. Nestes extrusores, o alimento é aquecido por transmissão de calor através da parede encamisada que circunda o extrusor e aquecido internamente por vapor. Há extrusores em que o aquecimento é elétrico. Parte do calor é proveniente também da fricção gerada pela ação do parafuso contra ranhuras existentes no cilindro.

As etapas do processo são pré-extrusão, extrusão e pós-extrusão. A pré-extrusão inclui a preparação dos ingredientes e sua mistura em proporção adequada. Após a mistura, o material é transportado para ser condicionado a um conteúdo apropriado de umidade. Na etapa de extrusão, a matéria-prima é introduzida no equipamento através do alimentador, sendo impulsionada pelo(s) parafuso(s) em direção à matriz. À medida que o produto atravessa as diferentes zonas de extrusão, ocorre aumento gradativo do atrito mecânico, provocado por modificações de geometria do parafuso e abertura da matriz. Em conseqüência, aumentam também a pressão e a temperatura, ocorrendo o cozimento do produto. A etapa seguinte, de pós-extrusão, inclui a secagem dos extrusados.

A rotação da rosca se dá pela ação de um motor. A entrada da extrusora é caracterizada por uma região de pressões não muito elevadas e de mistura dos ingredientes adicionados. A seguir, encontram-se regiões de pressões e tensões de cisalhamento crescentes. Ao final do equipamento encontram-se uma placa de orifícios que confere a forma desejada ao produto e um conjunto de facas rotatórias que cortam o produto no tamanho requerido.

Esquema básico do processo de extrusão

Esquema geral recepção dos ingredientes → limpeza → processos opcionais: descascar, desfarelar, polir → redução do tamanho da partícula → selecionar a quantidade de cada ingrediente → pesagem 1 → mistura → condicionamento → homogeneização → embalagem → refrigeração → extrusão → corte/ajuste opcional do tamanho → desidratação → resfriamento → fritura → adição opcional de sabor e aroma → embalagem 2 → selagem → armazenagem.

Parâmetros que influenciam nas características dos produtos:

Alguns fatores e parâmetros influenciam a natureza nutricional e tecnológica do produto extrusado. Os principais fatores são a condição de processamento e as propriedades de viscosidade e fluidez da matéria-prima.

As condições de processamento mais importantes durante a extrusão são: temperatura, pressão, diâmetro do orifício de saída e taxa de cisalhamento.

Além disso, também são consideradas a velocidade de rotação do parafuso, a configuração da rosca, o diâmetro da matriz e a adição de emulsificantes.

As características do alimento que exercem influências sobre textura e cor do extrusado são a umidade inicial (conteúdo em água e atividade de água), o estado físico dos componentes e sua composição química (principalmente tipo de amido, proteínas, gorduras e açúcares).

A temperatura da extrusão combinada com a umidade inicial da matéria prima influencia o valor nutricional do extrusado. A qualidade protéica diminui com o aumento da temperatura e a diminuição da umidade.

Linha de produção de snacks

A mistura de aroma e adesivo é feita num primeiro tanque. Depois de preparada, a mistura é colocada num segundo tanque que serve de pulmão e permite o abastecimento regular do aromatizante, enquanto outra mistura é preparada no primeiro tanque. Após a aplicação, a rotação do produto no tambor permite boa homogeneização dos extrusados.

Depois de aromatizado, o snack é conduzido até o sistema final de embalagem. Uma das maneiras de se embalar snacks é usar uma máquina vertical de ensacar produtos em filmes flexíveis, que são equipamentos que trabalham a partir de uma bobina de material, transformando inicialmente o tubo, enchendo-o com o produto, fechando e separando os sacos tubulares. Esse saco tubular pode ser de várias formas: redondo, elíptico, quadrado, retangular etc. A dosagem do produto a ser embalado pode ser feita manualmente ou automaticamente pela embaladora, que separa quantidades por peso ou volume.

PRODUTOS OUROPÂ:

CONCHITUS

Ingredientes: Farinha de milho, gordura vegetal, sal refinado, glutamato monossódico, condimentos e corante natural de urucum C.I.

SNACKS

Ingredientes: Farinha de milho, gordura vegetal, sal refinado, glutamato monossódico, condimentos e corante natural de urucum C.I.

PURURUCA

Farinha de trigo, fécula de mandioca, gordura vegetal e sal refinado. Aromatizantes

PIPOCA

Ingredientes: Canjica de milho e Açucar.

BATATA PALHA

Ingredientes: Batata, Gordura Vegetal, Sal.

ROSQUINHAS

Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, creme de milho, farinha de milho, amido de milho, gordura vegetal, açúcar, açúcar invertido, sal, ovo em pó, fermento quimico, bicarbonato de sódio e amônia.

BISCOITO CREAM CRACKER

Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, Estabilizante Lecitina de Soja, Extrato de Malte, amido de milho, aromatizante, gordura vegetal, açúcar, açúcar invertido, sal, ovo em pó, fermento biológico, fermento químico (bicarbonato de sódio e amônia).

BISCOITO DE POLVILHO

Ingredientes: Polvilho Azedo, Gordura de Coco, Ovos, Leite, Água e Sal. NÃO CONTEM GLÚTEM.

AUTO AVALIAÇÃO

Acredito que a Indústria Ouropã – Biscoitos e Salgadinhos - auxilia em grande escala na cidade de Ariquemes e região, fabricando e distribuindo seus produtos a diversos consumidores, fazendo com que assim gere mais empregos e comercialização.

Contribuindo no crescimento da cidade e do estado de Rondônia. Já que temos produtos de nosso estado, para que iremos adquirir de outras regiões?!. Assim estaremos fazendo uma movimentação financeira dentro do mesmo espaço. Fazendo se o aumento do consumo e da produção!

Rondônia deveria ter mais produtos industrializados do próprio estado, assim ajudaria para menos exportação e menos taxas de juros, que são pagas aos produtos importados de outras regiões! Assim os lucros permaneciam dentro do mesmo espaço! Onde de tal maneira contribuía a todas as áreas de compras, vendas e empregos!

CONSIDERAÇÃO FINAL

Podemos concluir que inicialmente, a matéria-prima é pesada e encaminhada para o umidificador, onde se adiciona água para chegar ao teor de umidade desejado. Então, a matéria-prima é encaminhada até o extrusor por meio de roscas dosadoras. No extrusor, uma rosca (sem fim) força o material em direção a matriz. Durante esse trajeto, a temperatura se eleva e a pressão dentro do extrusor aumenta. A temperatura da massa na câmara de extrusão imediatamente após a passagem pelos orifícios deve ser superior a 100ºC, a fim de que a água existente no material seja subitamente convertida em vapor à medida que o material extrusado emerge dos orifícios de saída, expandindo, assim, a massa em um produto poroso e de aspecto inflado. Ao deixar o extrusor, a pressão decresce violentamente e a água vaporiza instantaneamente provocando a expansão do material. O tamanho e a forma do produto final são determinados pela abertura do molde final e pela velocidade do sistema de corte.

REFERÊNCIAS

OUROPÃ - Biscoitos e Salgadinhos.

Av. Capitão Silvio, 2640 - Setor Áreas Especiais 01 – Ariquemes- RO.

(69) 3535-3743

contato@ouropa.com.br

ANEXO:

...

Baixar como  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »