TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paises Parceiros Economicos Do Brasil

Artigos Científicos: Paises Parceiros Economicos Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Os principais parceiros econômicos do Brasil na atualidade

O maior parceiro comercial do Brasil é China, depois segue o ranking Estados Unidos, Argentina e Alemanha. Confira abaixo as posições e os principais produtos comercializados.

1º lugar: China - O Brasil importou mais de U$34 bilhões de dólares de produtos chineses em 2012. Foram quase 5% a mais que no ano de 2011. O que tem colaborado a negociação entre o Brasil e China são os incentivos do governo. Para as exportação do Brasil aumentarem ainda falta que a estrutura do nosso país melhore, principalmente na parte portuária, logística e custos.

O Brasil é o maior exportador de soja para a China. Outro produto exportado para a China foi o óleo de soja. A soja e o óleo do soja fazem parte da mesa dos chineses, por isso eles consomem muito o produto e necessitam da importação.

O minério de ferro também foi bastante exportado para a China, pois é usado na fabricação do aço no qual possui muita procura no país.

As principais empresas exportadoras em 2002 para a China foram: ADM Exportadora e Importadora AS, Bunge Alimentos AS, Cargill Agrícola SA, Cia. Vale do Rio Doce, Minerações Brasileiras Reunidas AS e Samarco Mineração AS.

Já os principais produtos que o Brasil importou da China foram:

- materiais eletro-eletrônicos, máquinas e combustíveis minerais.

2º lugar: Estados Unidos

As exportações brasileiras para os Estados Unidos são principalmente os produtos industrializados dentre os manufaturados e os semifaturados.

Os principais produtos exportados em 2011 foram: óleos brutos de petróleo,café torrado, produtos de ferro e aço, ferro fundido bruto e pasta química de madeira.

3º lugar: Argentina

Em 1991, o comércio entre o Brasil e a Argentina tem apresentado notável expansão devido a assinatura do Tratado de Assunção.

4º lugar: Alemanha

A Alemanha foi o 4º principal parceiro comercial do Brasil em 2012.

Nas exportações da Alemanha para o Brasil, destacaram-se os bens de capital para a indústria e as matérias-primas e produtos intermediários para a indústria.

Entre 2008 e 2012, o intercâmbio comercial brasileiro com o país cresceu somente 3%, passando de US$ 20,9 bilhões, para US$ 21,5 bilhões.

As exportações do Brasil para a Alemanha corresponde principalmente dos produtos básicos. Pode-se destacar o café, o chá, minério de ferro, sementes, grãos, pedras preciosas e ouro.

Já os produtos que o Brasil mais importou da Alemanha foram os manufaturados (máquinas e automóveis) representando mais de 90%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com