TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pirâmides Do méxico

Casos: Pirâmides Do méxico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

Pirâmide do Sol

Pirâmide do Sol

A Pirâmide do Sol é a maior das pirâmides da cidade de Teotihuacan, a segunda maior de todo o México e a terceira maior do mundo.

Construída no século II d.C., está no lado leste da Avenida dos Mortos, na metade norte da cidade, que é considerada o centro de Teotihuacan. Ela está voltada para o oeste de modo que no solstício de verão, o sol se põe exatamente na sua frente. Tem 225 metros de lado, 65 metros de altura e é a estrutura mais volumosa da cidade, com 2,5 milhões de toneladas de material.

A pirâmide é composta de cinco plataformas dispostas em degraus e uma escadaria cerimonial que conduz ao topo, onde existia um templo feito de madeira – utilizado para realizar sacrifícios e oferendas aos deuses – que foi destruído juntamente com a parte mais alta da pirâmide. Ela é feita de pedregulhos com o núcleo de adobes de terra e lama, recobertos de pedra e revestido de estuque pintado. Durante o auge de Teotihuacan, as pirâmides eram pintadas de vermelho brilhante e se destacavam na paisagem.

Estudos e escavações levados a cabo em 1971, conduziram à descoberta de uma grande caverna sob a estrutura da Pirâmide do Sol. A partir da caverna existem quatro portas dispostas como pétalas de flor, que levam a outras salas. O acesso à caverna é feito através de um poço com 7 m de altura situado junto às escadas na base da pirâmide.

Essa caverna é, na verdade, um túnel natural elaborado e alargado por antigas correntes de lava, devido a região onde Teotihuacan está localizada, sobre uma bacia natural numa extensa região de vulcões.

Curiosidades sobre a Pirâmide do Sol

• Alguns estudiosos acreditam que a razão para a pirâmide estar construída sobre a caverna é que ela era considerada sagrada e utilizada para atividades religiosas e rituais.

• Sua base é 97% da base da Grande Pirâmide de Gizé.

• A relação entre o seu perímetro e a sua base é 4 pi vezes a sua altura. O "pi" (π) é uma razão matemática que se baseia no conhecimento de geometria, o que implica no conhecimento de matemática sofisticada.

• Ela tem uma inclinação de 17º em relação ao pólo terrestre, o que faz com que ela aponte para o pólo magnético da Terra, permitindo que o sol coincida com o seu centro nos dias 20 de maio e 18 de junho.

• Foram utilizados 2,5 milhões de tonelada de pedra para a sua construção, 4 milhões a menos que a Grande Pirâmide de Giza.

Pirâmide da Lua

A Pirâmide da Lua é uma pirâmide na cidade de Teotihuacan. Menor que a Pirâmide do Sol, os seus vértices encontram-se à mesma cota, pois está construída em terreno mais elevado. Tem uma altura de 45 m. Junto a esta pirâmide foi encontrada uma estátua chamada deusa da Agricultura, que os arqueólogos acreditam ser da época Tolteca primitiva.

Esta pirâmide situa-se bastante perto da Pirâmide do Sol, fechando o lado norte do recinto da cidade. Desde a sua esplanada inicia-se o percurso pelo eixo principal, a Calçada dos Mortos.

Pirâmide

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com