TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as principais funções que desempenham os solos utilizados param a produção agrícola?

Por:   •  12/11/2019  •  Exam  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Freq 2010

  1. Quais as principais funções que desempenham os solos utilizados param a produção agrícola?

Os solos utilizados para a produção agricola tem como principal funções: reter a agua, possuir os nutrientes necessários para as plantas,

  1. Quando se recolhem amostras de solo em sacos de plástico e recompensável colocar no seu interior uma etiqueta de identificação que deve ser escrita a lápis, por causa há humidade do solo. Suponha que na recolha de 4 amostras de um dado solo, por lapso, as etiquetas foram escritas a caneta e se verificou, ao abrir os sacos, que apenas era possível reconhecer os seguintes caracteres: 2, p, R, c1
  1. Proponha uma sequencia correcta para o perfil em causa completando nos casos em que faltam caracteres

Ap-C1-C2-R

  1. Explique o significado e as características principais das letras e algarismo indicados na alínea anterior.

R- rocha mae , A- horizonte mineral: possui mais matéria orgânica e por isso e mais escuro , c – camada constituída por matérias originaria do solo , p- solo sujeito a mobilizações , 1-2 – subdivisão de horizonte principal

  1. A lei de stokes e indispensável para a determinação da textura solo? Explique em que consiste essa lei, como contribui ela para as determinações realizadas e quais são concretamente essas determinações.

A lei de stokes e indispensável para a determinação da textura do solo, porque sem ela não conseguíamos determinar a velocidade de deposito destas, como a velocidade esta relacionada com o raio das partículas permite-nos saber a percentagem de cada uma das classes constituintes do solo.

  1. Considere dois solos (1) e (2) com os seguintes dados relativos ao horizonte superficial de cada um deles (valores em %):

Areia

Limo

Argila

Solo (1), horiz. A

80

10

10

Arenoso- franco

Solos (2), horiz. A

30

20

50

Argiloso

  1. Indique a textura e classe textural de um dos solos a sua escolha;

Textura: 80, 10, 10

Classe textural: arenoso-franco

  1. Qual dos solos e mais rico em minerais primários e secundários? Justifique.

Minerais primários são herdados do material originário, mantem-se praticamente inalterados na sua composição (quartzo, feldspato, micas e olivinas).

Minerais secundários:

-são sintetizados no próprio solo (in situ) a partir dos produtos da meteorização dos minerais primários menos resistentes

-alteraçao da estrutura de certos minerais primários

-herdados do material originário

O solo rico em minerais primários e o solo 1 porque tem mais percentagem de areia que e constituída por minerais primários e o solo 2 e rico em minerais secundários.

  1. Indique e justifique as principais diferenças entre dois solos com igual percentagem de argila mas em que, num dos casos, a argila e constituída principalmente por caulinite e no outro por montmorilonite.

Caulinite: constituída por uma camada tetraédrica de sílica e uma camada octaédrica de alumina, mineral do tipo 1:1. Possui carga eléctrica, fraco poder de retenção de agua e sem expansibilidade, ligações fortes entre as laminas, poucas substituições isomórficas logo pouca carga negativa.

Montmorlonite: constituída por duas camadas tetraédricas de sílica e uma camada octaédrica de alumina, mineral do tipo 2:1. Possui carga eléctrica, alto poder de retenção de agua, alta expansibilidade, muitas substituições isomórficas, ligações fracas que permitem a entrada de agua e iões dissolvidos na agua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (715.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com