TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quartzite

Tese: Quartzite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2015  •  Tese  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

O quartzito é uma rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo (mais de 75% como ordem de grandeza).

Um quartzito pode ter como origem arenitos quartzosos porém (origem mais comum), tufos e riolitos silicosos. Veios de quartzo, normalmente produtos de segregação metamórfica, são muitas vezes retrabalhados por catáclase e metamorfismo dando origem a quartzitos semelhantes aos de origem sedimentar. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzito, 01/03/2014)

Icnofosseis:

Citando o que está presente no site “ http://ichnofossils.blogs.sapo.pt/1323.html ”

“Existem fósseis que não passam de registos da atividade dos seres vivos no passado, a estes dá-se o nome de icnofósseis. Entre os icnofósseis mais comuns estão as pegadas e pistas de animais. Elas formam-se quando um animal anda sobre um solo que não esteja totalmente consolidado, como, por exemplo, uma areia húmida ou lamacenta. A pressão decorrente do peso do animal faz com o substrato ceda e deixe a impressão de parte ou da totalidade do seu corpo.”

De acordo com o website http://paleobio2009.blogspot.pt/2009/04/icnofossil-e-somatofossil.html Os Somatofósseis são fósseis de restos corpóreos ou integrantes do corpo de organismos do passado. São Somatofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de dentes, de carapaças, de folhas, de conchas, de troncos, de ossos, etc.

Presença de fosseis:

A rara ocorrência de somatofósseis contrasta com a abundância e diversidade em icnofósseis, distribuídos por toda a formação, sendo este importantes para a datação de estratos, de acordo com o site “ http://www.naturtejo.com/ficheiros/conteudos/files/Trabalho%2047.pdf”

Nesta podemos observar várias marcas deixadas por seres, que nos indicavam o modo como estes viviam, assim como muitos outros fatores. Por exemplo, conseguimos saber que Skolithos, fóssil do ser que foi mais facilmente identificado e estudado neste tipo de ambiente, vivia num ambiente onde existia um alto teor de oxigénio e também de alimento.

Aplicação do quartzito na sociedade atual:

Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzito. Rocha fonte de materiais para tijolos e refratários de sílica, usada na siderurgia e para o preparo do leito de fusão dos altos-fornos, rocha ornamental utilizada de diferentes maneiras (rústica, talhada, polida, etc).

Segundo o documento http://www.naturtejo.com/ficheiros/conteudos/files/Trabalho%2047.pdf,

A formação do Quartzito Armoricano que aflora em Portugal, mais propiciamente na zona centro-ibérica (ZCI) é constituída por sequências fundamentalmente detríticas, argilo-siliciclásticas, com espessura média de 300m.

A formação do quartzito armoricano é feita em três unidades, sendo estas representativas das principais litofácies reconhecidas nos cortes estudados:

A rara ocorrência de somatofósseis (de que se regista apenas o aparecimento de bivalves, braquiópodes inarticulados e raras trilobites) contrasta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com