TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racionalidade E A Origem Da Civilização Ocidental

Trabalho Escolar: Racionalidade E A Origem Da Civilização Ocidental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  4.201 Palavras (17 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 17

1. Introdução

Tornou-se axiomático pensar que a nossa civilização fundamentado em princípios racionais e na racionalidade surgiu com o progresso técnico e científico iniciada com os gregos, pois foram eles que criaram uma extensa gama de conhecimentos, como também os grandes fundamentos do pensamento filosófico e do pensamento político. Contudo, essa tese tornou-se problemática. Com o avanço dos estudos e das novas descobertas na Mesopotâmia nesses últimos cem anos, tornou-se possível demonstrar que aquela civilização atingiu um grande desenvolvimento racional e uma grande racionalidade técnica, muito antes da civilização grega ter surgido. A partir deste diagnóstico, o objetivo deste ensaio é investigar o advento da racionalidade. Trata-se de demonstrar que a racionalidade técnica do ocidente tem sua origem na Mesopotâmia.

2. O sentido e o significado da civilização ocidental

Se a nossa civilização ocidental tem uma essência, essa deve ser a condição de sua existência, sem a qual não existiria. No sentido aristotélico, a essência é algo sem o qual aquilo não pode ser o que é. É o que dá identidade a um ser, e sem a qual aquele ser não pode ser reconhecido como sendo ele mesmo. A partir disso, a nossa civilização tem um lado formal, tem uma forma específica de ser e de se desdobrar naquilo que é. O que caracteriza a nossa civilização, em sua forma específica e singular, em sua forma material e espiritual, em sua significação histórica e teórica, é a racionalidade. A racionalidade é a essência do mundo em que vivemos.

A razão é a faculdade que calcula, mede, julga, deduz, compara, relaciona e coordena os meios com os fins, ou seja, é a faculdade que possibilita o “funcionamento abstrato do mecanismo de pensamento” (HORKHEIMER, 1976, p.11). Essa faculdade se tornou em sua evolução um instrumento formal, que foi usado em todos os empreendimentos humanos. A razão não é apenas a faculdade interior do homem, mas ela se personificou nos próprios objetos deste mundo. A razão tornou-se racionalidade: ralação calculada entre meios e fins. A ação racional com relação a fins baseia-se no fato de que o indivíduo orienta sua ação levando em conta os fins, os meios e as consequências implicadas nela. A etimologia do termo vem do latim rationem, que significa cálculo, conta, medida, regra. A racionalidade sendo ação calculada está presente no aparelho produtivo, no aparelho tecnológico e cientifico, nas instituições políticas, no hospital, na escola, no trânsito e na mídia. A operação, a norma, a coordenação, a ordem, o sistema, o cálculo, a busca da unidade define a racionalidade em sua efetividade.

Tornou-se axiomático pensar que a civilização ocidental surgiu com o desenvolvimento do conhecimento racional iniciado com os gregos. Há uma crença generalizada entre pensadores modernos e contemporâneos de que a razão e a racionalidade adquirem valor universal e significado no moderno ocidente, e que se desenvolveram a partir das ciências, desde as cosmologias pré-socráticas e da lógica aristotélicas.

Weber em seu livro “Ética protestante e o espírito do capitalismo” afirma que a racionalização do mundo ocidental se desenvolveu principalmente pelas ciências ocidentais em suas possibilidades técnicas. “Essa racionalização intelectualista (…) devemos à ciência e à técnica-científica” (WEBER, 1993, p.30). O desenvolvimento de uma ciência fundamentada em princípios racionais e no método científico é um produto do ocidente nascida com os gregos. A astronomia com fundamentos matemáticos, a geometria com a prova racional, a medicina com fundamentos biológicos e bioquímicos, as criações da mecânica e da física são produtos do moderno ocidente. Esse processo de racionalização das ciências ocidentais atingiu todas as esferas da vida social, tornando o “mundo desencantado”.

Adorno e Horkheimer também compartilham dessa opinião. No livro “Dialético do Esclarecimento” eles analisaram o conceito de razão em seu desdobramento dialético, que em sua evolução buscava se emancipar da mitologia e da metafísica e que a conduziria a sua autonomia e a sua autodeterminação. Através do conhecimento racional, que se iniciou com os Gregos, a humanidade procurou sair da obscuridade religiosa, da superstição e do medo das forças da natureza. “As cosmologias pré-socráticas fixam o instante de transição” (ADORNO; HORKHEIMER, 1985, p.19). A partir disso, o Logos tornou-se poder e instrumento que foi utilizado para dominar os homens e a natureza. A razão tornou-se racionalidade, tornou-se relação calculada entre meios e fins, o cálculo define a racionalidade pela eficácia e pela capacidade de classificar ordenar, dispor e dominar os homens e a natureza.

É natural pensar que os Gregos criaram a civilização ocidental, pois foram eles que criaram uma extensa gama de conhecimentos científicos, como também os grandes fundamentos do pensamento filosófico e do pensamento político. Contudo, será que este diagnóstico é correto?

Do nosso ponto de vista, a nossa civilização, fundamentada na razão e na racionalidade, não se desenvolveu a partir dos conhecimentos técnicos e científicos do ocidente, mas se desenvolveu a partir da evolução do comércio no oriente, em particular na região da Mesopotâmia, no Egito e Vale do Indo. Trata-se dessa hipótese que procuramos demonstrar.

3. O comércio impulsiona a civilização.

A nossa civilização entendida como os modos de existir, o cotidiano físico e simbólico, e o imaginário dos homens surgiu com o comércio. A razão e a racionalidade da civilização ocidental foi impulsionadas pelo comércio e se impuseram na antiguidade por volta de 3000 a.C como fenômenos ligados à própria organização dos indivíduos para viver em sociedade. Foi a racionalidade do comércio que fomentou o sujeito racional, autônomo e civilizado.

O comércio surge na antiguidade como um instrumento para regularizar e normatizar a vida dos indivíduos. Os conceitos e práticas das ciências, tais como classificar, ordenar, relacionar, separar, discernir, comparar, prever são conceitos das próprias práticas comerciais. Esses conceitos surgiram na história das ciências e da filosofia como reflexo das próprias relações materiais de existência dos homens, nas práticas de intercâmbio material e intelectual, desde as primeiras sociedades. A utilização técnica dos conhecimentos científicos, de extrema importância para as civilizações, foi certamente encorajada por condições econômicas. As comunidades antigas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com