TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre geografia

Exam: Respostas às perguntas sobre geografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Exam  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

Tudo se relaciona a Geografia. Desde a águaque abastece o planeta, os alimentos produzidos, os alimentos industrializados, os automóveis, o combustível, os móveis da nossa casa e muitos outros que se pararmos pra pensar tem uma relação diretacom a Geografia. Podemos ter um exemplo bem claro da influencia da geografia nas nossas vidas com as previsões meteorológicas, pois é através delas que os produtores podem saber quando plantar cadaproduto. Uns são cultivados na época das chuvas, e se não chove, a produção diminui, e consequentemente o preço que pagamos no mercado aumenta, pois a procura é maior por produtos que estão disponíveisem menor quantidade.

2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.

As crianças não têm desinteresse da matéria em si de Geografia, mas da forma como ela é repassada. Os professores devem ter táticas e estratégias que consigam manter os alunos interessados. Pode ser através de aulas extra-classe, onde os alunos são motivados a ver certas espécies de árvores “in natura”, mas antes disso, estudaram essas espécies em sala.

3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos, propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.

O lugar de nascimento pode ser alvo de muitos conteúdos, como o levantamento da quantidade de pessoas que saíram para estudar fora ou para trabalhar fora. Ou mesmo em uma rua fazer um levantamento sobre as idades das pessoas naquela determinada rua e montar uma tabela e gráficos.

4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.

5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com a história, a matemática, a ciências e a língua portuguesa.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Por que a Geografia pode ser a poesia e a terapia da vida?

2. Observe e registre as transformações no espaço ocorridas na região que você nasceu ou na que você vive há mais de 10 anos.

3. Faça uma análise e explique a relação de cada item do “Trabalho com embalagens com crianças”, previstas nas páginas 16 e 17 do texto.

4. Descreva que estratégias didático-pedagógicas você utilizaria para ensinar os alunos de anos iniciais do ensino fundamental a se guiarem por mapa.

5. Em Geografia, o que se estuda e se precisa aprender sobre água?(Pesquise em várias fontes).

6. Faça um plano que envolva conhecimentos sobre hidrografia envolvendo desenho, redação e matemática.

7. Sobre Geografia, o que lhe despertou maior curiosidade? Por quê?

UNIDADE 2

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) NO ENSINO DA GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Leia os livros indicados para a Unidade 1 e os PCNs, volume “História e Geografia”, e pesquise na internet, em outros livros e revistas, a fim de executar as atividades abaixo.

1. Segundo os PCNs, qual é o objetivo da Geografia?

2. O que faz com que os espaços geográficos sejam alterados?

3. Conceitue espaço geográfico, paisagem, território e lugar.

4. Apresente 10 práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da Geografia, que contemplem o uso das novas tecnologias.

5. Que meios, recursos e estratégias devem ser utilizados pelos professores para que as crianças conheçam e se sensibilizem com os problemas socioambientais; desenvolvam os conceitos e competências em Geografia, previstos nos PCNs?

6. Pesquise o que são fenômenos sociais, culturais ou naturais, explicando como tais aspectos inferem no ensino da geografia.

7. Faça um plano para uma excursão com os estudantes contendo os seguintes itens:

I. Justificativa da excursão (importância, viabilidade...)

II. Objetivos (o que os estudantes devem aprender utilizando verbos como: compreender, desenvolver atitudes de..., conhecer..., identificar..., distinguir... e outros)

III. Local, data, horário, meios...

IV. Recursos: o que levar, como se vestir...

V. Programação: locais, o que observar, como observar, o que registrar

VI. Estratégias: o que e como fazer: cavar, colher amostras, tirar fotos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com