TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEM DISTINÇÃO ENTRE O SER E O MEIO

Por:   •  19/5/2018  •  Artigo  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

SEM DISTINÇÃO ENTRE O SER E O MEIO

Julia Benevides Emmerich

juliabemmerich@gmail.com

Gestão Ambiental  – Professor Modesto Junior

Resumo

O presente artigo trata de reflexões sobre o avanço da tecnologia e da globalização, que teve como consequência a alteração da relação do homem com o meio ambiente. Nesse sentido, o comportamento humano seria responsável pelos atuais problemas ambientais. A solução é a conscientização, por meio de conhecimentos que capacitem e formem uma consciência ambiental. Dessa maneira, as soluções para o meio ambiente deixarão de ser apenas um discurso e passarão a ser práticas cotidianas.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, educação ambiental, consciência ambiental, percepção ambiental.

Introdução

        

Desde o início da humanidade, o ser humano precisou do ambiente para sobreviver. Até o fim do século XX, não se tinha preocupação com a questão ambiental, uma vez que se acreditava que os recursos naturais eram abundantes e a poluição não era foco da atenção da sociedade industrial e intelectual da época. No entanto, a ideia de que o homem pode controlar o meio, se tornou equivocada a partir da percepção da escassez dos recursos naturais. Dessa forma, ao somar o acelerado crescimento populacional, o avanço tecnológico e a intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural. O meio ambiente se tornou então um tema literalmente estratégico e urgente, de forma que o homem entende a impossibilidade de transformar as regras da natureza e a importância da reformulação de suas práticas ambientais.

Desenvolvimento

O lixo acumulado polui e atrai vetores de doenças, o esgoto despejado nos rios mata peixes e inviabiliza a captação para uso humano, o ar poluído por ação natural ou queima de combustíveis destrói a camada de ozônio da terra e por conseguinte aumenta o efeito estufa, provocando grandes mudanças climáticas. Com isso, no século XXI, o mundo desperta para um novo momento. A sociedade percebe a necessidade de fazer um esforço para melhorar a qualidade ambiental, reprimir os infratores ambientais e compensar àquele que preserva o meio ambiente.

Dessa maneira, a conscientização ambiental é a criação de senso crítico em relação aos prejuízos sofridos pelo meio ambiente devido à ação do homem. De modo geral, é a habilidade do ser humano compreender que as ações realizadas ao meio ambiente geram impactos de curto, médio e logo prazo. E, assim, perceber que esses impactos colocam em risco não só a vida do planeta, mas também a vida do ser humano. Isto nada mais é que uma reação em cadeia, fazendo com que o meio ambiente seja essencial para a existência do ser humano.

No entanto, o grande desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente. O tempo está se esgotando, porém grande parte da população se posiciona como mero espectador dos fatos e esquece que é responsável pelo futuro. É preciso transformar a preocupação em ação, de forma a mobilizar a população para buscar soluções e transformar o discurso na prática do dia a dia.  

Apesar da conscientização do brasileiro em relação ao Meio Ambiente ter aumentado 30% nos últimos 15 anos,, ainda falta a mudança de atitude. Dessa maneira, uma educação ambiental é necessária e para que uma nova postura seja adotada. É preciso o envolvimento e a incorporação de valores ambientais desde pequeno, de modo a aproximar a temática ao cotidiano dos estudantes e torna-los familiarizados com a situação atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (126.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com