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Por:   •  8/4/2015  •  Seminário  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

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Aula 5

Aristóteles

O homem tem essência racional e vive em sociedade. Fora da Polis ele é incompleto.

A eudomonia = boas condutas morais que levam a felicidade.

O homem é o animal político e seu bem supremo e a cidade(Estado). A sociedade é algo espontâneo, subconsciente.

O surgimento natural do Estado: o homem é um animal mais gregário que a abelha.

Para Aristóteles, o homem possui uma essência racional, que o impele à vida em sociedade. Desse modo, o autor desenvolve a teoria do surgimento natural do Estado; seu surgimento seria espontâneo uma vez que o homem é, dentre os animais, o mais gregário de todos. Assim, o maior bem que qualquer homem pode ter é a República.

Relação indissolúvel entre a ética e a política - formas de governo

Repúblicas corretas (bem comum):

Monarquia (1 governa em prol de tds)

Aristocracia( alguns governam p/ o bem geral)

Democracia (gov.constitucional - o povo governa em prol de tds)

Repúblicas corrompidas (o governo busca o bem próprio)

Tirania (governo conveniente p/si mesmo)

Oligarquia ( alguns governam para o bem da própria classe)

Demagogia) trata os desiguais na medidade suas desigualdades)

Não existe melhor governo, e sim o que mais se adapta à cada cidade. Justiça distributiva, prporcional ao mérito.

Aula 6

Contratualistas

Tríade: Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau.

Estado de natureza: situação hipotética onde os homens viveriam sem governo e sem leis positivadas.

Contrato social: pacto feito entre os homens para criar oEstado.

O leviata: monstro Marinho ; representa o Estado absoluto. Alguns de seus símbolos:

A balança, representando a justiça

O livro, representando a lei

A espada, representando a paz e a guerra

O $, representando o cunho das moedas

A cruz, representando a ultima palavra sobre o que Deus diz , grande influência religiosa.

Hobbes:

Visão antropólogica: o homem. É  mau, belicoso, ganancioso "o homem é lobo do próprio homem".

Estado de natureza: guerra de tds contra tds. Sentimento de guerra.

Remédio: criação do Leviata ( Estado), através de um pacto de submissão"uti singuli" (=por cabeça) para um terceiro soberano.

Finalidade do Estado: ordem interna e defesa externa. Hobbes entendia que o ser humano possuía uma natureza ruim e por isso, enqunato vivia na situação de natureza apolítica e ajuridica, ocorria uma total insegurança, verdadeira guerra de todos contra todos. Sua solução foi a criação do deus terreno, o Estado Leviata, com a finalidade de prover aos súditos a ordem interna e a defesa contra a ameaça externa.

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