TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSIÇÃO DE SÉRIES

Ensaios: TRANSIÇÃO DE SÉRIES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

TRANSIÇÃO DE SÉRIES

O presente artigo vem relatar sobre a transição do 5º para o 6º ano, onde que no 5º ano o responsável pelo ensino fundamental do Paraná é o município, sendo que o responsável pelo 6º é o estado. Embora boa parte dos alunos sofra com essa transição, pois nela ocorrem muitas mudanças, como por exemplo; no ensino do 5º ano, tem somente uma professora para ser responsável pelo ensino de todas as matérias, sendo que conhece todos os alunos, chama-o pelo nome, convive mais tempo com eles, a relação entre eles é de bastante carinho e atenção.

No momento em que o aluno passa de um sistema de ensino para outro, ele parte do principio do ensino, porque quando termina o 5° ano ele é aprovado e a escola o considera preparado para a nova etapa ou seja o sexto ano, sendo que muitas vezes o ensino desconfia da origem da educação no qual o aluno está iniciando a nova série. A desconfiança entre as redes de ensino pode ser percebida tanto pelos dicente quanto pelos docentes.

Durante todo percurso do artigo também poderemos presenciar várias observações e investigações com trechos de conversas citadas em sala de aula pelos alunos ou mesmo pelos mesmos professores antes de ocorrer a transição do ensino. No ensino fundamental alguns professores já começam a trabalhar o psicológico do aluno em relação à transição, explicam a mudança de serie, quantidade de aulas, duração de cada aula e até mesmo a quantidade de aulas que são bem maiores, porém os mesmos chegam ao 6° ano já bem inibidos, em relação ao espaço a mudança de escola.

Segundo as investigações há professores que causam certo desconforto ao aluno a respeito da mudança de série, pois o mesmo faz com que a criança crie em seu imaginário com relação à mudança que não será muito atrativa, a professora das series iniciais ainda não se acostumou ao barulho da sala de aula, grita em direção ao aluno a seguinte frase: “Vocês vão ver quando forem para o 6º ano, vocês serão apenas um número, os professores nem saberá os seus nomes” há outros que dizem: “Que eles não são mais crianças, e logo estariam no 6º ano”.

Os professores da 5ª série deveriam ser mais objetivos em relação ao ensino da história, pois os alunos com conhecimento brevemente claro em história não terão tanta dificuldade quando forem mudar de série. Segundo a fala de (RUSSEM) “Trato reflexivo do homem com seu mundo”. No caso o professor somente consegue passar o ensino de história se ele tiver uma boa base de conhecimento sobre a história da criação do mundo do desenvolver do mundo em si.

Segundo a professora Maria Auxiliadora Schmidt:

Aprender história significa contar História, isto é, significa narrar o passado a partir da vida no presente. O principal objetivo é elaborar uma orientação relacionada com a construção da identidade de cada um e, também, organizar a própria atuação nas lutas e ações do presente individual e coletivamente. (SCHMIDT,2001,p.18).

Um dos fatores importantíssimo que tem chamado atenção do pesquisador foi em relação a formação dos professores das séries iniciais,pois as mesmas são formadas em letras e pedagogia não tiveram contato com a história ciência.Por isso os professores que lecionarão História no 6° deverão ter cuidado com a confrontação entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com