TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnopolise

Tese: Tecnopolise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Tese  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

Tecnopólos

Os Tecnopólos são áreas de pesquisa e produções tecnológicas exclusivamente avançadas. Geralmente nessas áreas se instalam instituições de ensino e empresas especializados em tecnologia de ponta como os novos modelos de celulares, computadores, tevês e todas as novidades do mercado global. Elas são denominadas de pólos científicos, pólos tecnológicos ou tecnopólos. Podemos encontra esses parques em várias regiões do mundo.

A densidade ou os grandes nós das redes informacionais e de transportes geralmente se concentram em grandes cidades, conhecidas como cidades mundiais ou globais, as quais se constituem em centros do poder político e econômico mundial por sediar a maioria das empresas multinacionais, por atraírem maiores fluxos de investimentos, apresentarem maior variedade de serviços e moderna infra-estrutura.

Essas redes também estão mais centralizadas em cidades que desenvolvem, por meio de estudo e pesquisa científica, as tecnologias de ponta, principalmente nos ramos da biotecnologia, da aeroespacial e da informação, como chips para computadores, equipamentos e sistemas de informática, robótica e telecomunicação. Os centros industriais que se destacam nesses setores são chamados de tecnopólos e neles são aplicadas boas quantias de investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias e em obras de infra-estrutura.

Os tecnopólos se desenvolvem, na maioria das vezes, em pequenas e médias cidades onde existem boas universidades que suprem o mercado de trabalho com mão-de-obra qualificada e dão suporte ao desenvolvimento de pesquisas científicas por meio de seus laboratórios e cientistas.

Tecnopólos no Mundo:

O primeiro pólo científico foi criado nos Estados Unidos, quando a Intel, juntamente com a Universidade de Stanford na Califórnia e a UCLA, criaram um pólo de desenvolvimento tecnológico na área de computação e informática no Vale do Silício, ou Silicon Valley.

Principais tecnopólos:

AMÉRICA:

 São Francisco (EUA)

 Ottawa(EUA)

 Boston(EUA)

 Austin(EUA)

 Guadalajara(México)

 Campina(SP)

 Silicon VAlley

O Silicon Valley é o polo mais desenvolvido do Continente Americano estando localizado no estado da Califórnia (EUA) ao sul da cidade de São Francisco. A industrialização dessa região teve início nos anos 90, mas o impulso para o seu desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo. Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo foram gestadas na região: Apple, Altera, Google, Facebook, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Microsoft (hoje está em Redmond, próximo a Seattle, entre muitas outras.

Cidades do Vale do Silício (Silicon Valley)

 Campbell

 Cupertino

 Fremont

 Los Altos

 Los Gatos

 Menlo Park

 Mountain View

 Milpitas

 Newark

 Palo Alto

 Redwood City

 San Jose

 Santa Clara

 Saratoga

 Sunnyvale

 Union City

Universidades que desenvolvem pesquisas nessa regiões:

Carnegie Mellon University (West)| Carnegie Mellon University (West Coast Campus)

 San Jose State University

 Santa Clara University

 Stanford University

 California State University, East Bay

 Universidade da Califórnia, Davis

 Universidade da Califórnia, Berkeley

 Universidade da Califórnia, Santa Cruz

Vale do Silício (Parque Tecnológico de Stanford, no estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, que concentra a maior produção e o maior investimento mundial na indústria da informática); Tsukuba e Kansai (Japão); Taedok (Coréia do Sul); Paris (França); Munique (Alemanha); Cambridge (Reino Unido); Bangalore (Índia); Campinas e São José dos Campos (Brasil).

EUROPA:

 Alemanha(Munique)

 Glasgow(Reino Unido)

 Dublin(Irlanda)

 Oslo(Noruega)

 Estocolmo(Suécia)

 Madri (Espanha)

 Reykjavík (Irlanda do Norte)

 Catarina(Itália)

 Baviera

O tecnopolo mais importante da Alemanha e o da Baviera. E um centro industrial antigo que com o tempo se transformou no mais importante parque tecnológico do país onde se concentram empresas de alta tecnologia, dos setores eletrônico, de tecnologias de informação (TI), automobilístico, de biotecnologia e aeroespacial. Foi implantado a partir dos anos 1970, abriga 12 universidades, vários centros de pesquisa sendo alguns com destaque na área de Física. Aí também se localizam as principais indústrias do setor eletrônico como Siemens e Bosch e também filiais de grandes empresas de outros setores.

ÁSIA

 Pequim(China)

 Seul(Coréia do Norte)

 Taiwan

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com