TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termos por Geologia

Abstract: Termos por Geologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Abstract  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Minerais – solido cristalino inorgânico de composição química bem definida e com propriedades físicas características.

Cor – pode varias devido a presença de impurezas minúsculas. brilho – aparência de um mineral na luz refletida. traço – cor do pó quando riscado contra porcelana de cor branca asperar. Normalmente não coincide com a cor do mineral. Clivagem – tendência para fragmentar com aplicação de uma força, apresentando direções bem definidas. Dureza – resistência que oferece a superfície lisa de um mineral a ser riscado. Fratura – separação de maneira irregular, ocorre quando esforços ultrapassam o limite de resistência. Tenacidade – resistência a ser quebrado, dobrado ou esmagado. Peso especifico – razão do peso pelo peso de um volume igual a água.

Rochas – agregados de vários tipos de minerais ou de muitos grãos de um especifico mineral.

Igneas – solidificação do magma. Sedimentares – agregação de sedimentos. Metamorfismo – rochas preexistentes que sofreram mudanças mineralógicas, químicas e estruturais.

Magma – rocha fundida sob a superfície. Lava – o magma que atingi a superfície da Terra. Viscosidade – resistência ao fluxo. Maior temperatura-> menor viscosidade-> maior fluxo.

Rochas ígneas

Extrusivas – formadas na superfície da Terra (extrusão do magma), riolito e basalto. Intrusiva – formadas no interior da Terra (solidificação do magma), granito e diorito.

Resfriamento rápido –> grãos finos -> Textura afanitica Resfriamento lento -> grãos grosseiros -> textura faneritica

Rochas Vesiculares – contem grande quantidade de água e gases que podem ficar presos no resfriamento. Rochas Fragmantarias – formadas pela atividade vulcânica explosiva.

Basalticas – basalto(extrusiva) e gabro(intrusiva) Graniticas – granito(intrusiva) e riolito(extrusiva) Andesiticas – andesitos(extrusivas) e diorito(intrusiva)

Rochas Sedimentares

Transporte – vento, água, gelo, gravidade. Tem influencia no tamanho, distribuição granulométrica e angularidade dos grãos.

Ambientes Sedimentares – continental(sobre a terra), transcional (nas costas litorâneas) e marinha.

Deposição – planície aluvial, leito de córrego, praia ou assoalho oceânico.

Do sedimento à rocha

Litificação – conversão dos sedimentos em rochas ocorre em baixa pressão e temperatura. Compactação – as camadas de sedimentos vão se compactando pelo peso dos sedimentos sobrepostos, diminuição da porosidade, expulsão da água e atração iônica. Cimentação – consiste em minerais quimicamente precipitados entre os poros que unem as partículas. Autigênese – formação de minerais in situ durante a litificação.

Tipos de Estratificação

Graduada – camadas onde o tamanho dos grãos decresce continuamente da base para o topo. Ritmada – composta de uma regular alternância de dois tipos de camadas. Cruzada – composta por camadas inclinadas.

Rochas Metamórficas

Agentes:

Calor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com