TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Territorializaçao

Artigo: Territorializaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL TERRITORIALIZAÇAO

8 semestre

ETAPA-4

Em primeiro momento, ressalte que a ideia de HETEROTOPIA remete á concepção de espaço desenvolvido por Foucault, o espaço foi relacionado ao dinamismo social, ás mudanças, aos confrontos de ideias e a eminência de novas representações.

O mapa da Exclusão/Inclusão social versão 2002, da cidade de São Paulo, desenvolveu-se em um esforço de conceituação, qualificação e mapeamento da relação inclusão/exclusão na cidade, para identificar as desigualdades e diferenças entre os distritos da cidade de São Paulo em termos de autonomia, qualidade de vida, desenvolvimento humano e equidade.

Os textos do mapa trazem elementos sobre graus e formas de exclusão e apresentam diferenças conceituais entre pobreza absoluta e pobreza relativa.

Outra contribuição do mapa se refere ao entendimento da inclusão/exclusão como fenômeno multidimensional.

Nesse sentido a exclusão se manifesta a partir: 1- da limitação da autonomia do cidadão, em suprir suas necessidades vitais, especiais, culturais, políticas e sociais, como renda, emprego, população de vida; 2- da degradação da qualidade de vida de uma população diante da impossibilidade de melhor redistribuição e usufruto da riqueza social e tecnológica, como: saúde, educação, habitação, mobilidade; 3- da responsabilidade do cidadão de realizar plenamente o seu desenvolvimento humano como: menor grau de prevenção e de sofrimento como: alfabetização, longividade, noção de morte, homicídios, mortalidade; 4- da inexistência de equidade quanto ás diferenças de gênero, políticas, étnicas, religiosas, culturais, como: mulher chefe.

Destaque que a inclusão/exclusão foi representada de duas formas: 1- quantitativa, tanto em termos numéricos, quantos quanto estatísticos e 2- qualitativos cartográficos. Os índices foram construídos a partir do estabelecimento de um limiar para todas as variáveis – padrão básico entre inclusão/exclusão que indica o mínimo adequado para cada variável considerada. Esses índices estão delimitados dentro de um intervalo que varia de (+1) a (-1), o sinal negativo significa o grau de exclusão com maior ou menor afastamento do padrão básico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com